Notícias

28/06/2020 17:02


Curandeiras, Benzedeiras e Energia na Missão de São Miguel

Talvez o maior patrimônio que está simbolizado nas pedras Itacuru de São Miguel das Missões ou no Roteiro pelas Ruínas esteja nos Benzedores, Rezadores e Mateiros, pessoas que consagram e misturam muito bem a origem, filosofia e elementos naturais que são terrenos férteis para toda uma região. 
A forma com que toda a comunidade e turistas se abastecem da cultura vivida, transmitida de pai para filho, revigorando após visitar pessoas simples, nesta terra Guarani, supera todo e qualquer passeio.
O ritual de pessoas, que entre símbolos naturais, queima de ervas, rezas e carinhos nos fazem entender por que as reduções eram chamadas de Terras Sem Males. É um privilegio uma viagem por si só entre dimensões e culturas como um roteiro que nos banha de cenas lindas, humildade nas palavras e bondade na origem, na pratica, visível junto as Ruínas de São Miguel Arcanjo.
Além da herança histórica e arquitetônica, há também os legados de uma cultura essencialmente de origem indígena que vive e tem nos seus hábitos muito presentes a crença e ensinamentos desta espiritualidade.
Na esquina do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo está o Ponto de Memória Missioneira, um lugar que busca guardar e conservar os diversos ângulos que formaram esta cultura. De origem Guarani, Valter Braga atende a todos informando seus conhecimentos transmitidos por seus pais a todos que chegam.
Um deles é a herança dos pajés que realizavam as curas através de chás, rezas e benzimentos. A comunidade acredita e busca como cura de diversos males.
A atenção, educação e os rituais te levam a uma comparação entre a vida moderna e a essência do que este povo acredita que quase automaticamente te leva à meditação.
O Município tem mapeado e valoriza os trabalhos dos benzedores e rezadores.
Salta-nos aos olhos observações:
Como visitar um local além de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, a maior influencia na geração de uma cultura conhecida por Tradicionalismo Gaúcho, no berço do Riogrande, sem conhecer seus habitantes e suas filosofias.
Independente da crença os rituais de benzeduras buscam o bem, mais que o bem o carinho de uma cultura e educação que tem na natureza, na filosófica Guarani a crença e o desejo do BEM semear, de bem receber e fortalecer o que verdadeiramente buscamos como tesouros, amizade, carinho e boas lembranças.
Estes ritos e orações foram premiados e indicados pelo Ministério da Cultura.
Em São Miguel já ocorreram encontros locais, estaduais e nacionais de Benzedores, Rezadores e Mateiros, inclusive esta ação foi responsável por um prêmio Nacional do Ministério da Cultura. 
Há uma soma de culturas, que passam por conhecimentos de ervas e fitoterápicos com a origem que veem dos Guaranis mesclados aos jesuítas. Em uma terra que deu origem a tradições e hábitos como o chimarrão. 
Site: Enfermidades dos Índios Guaranis 
Notícia: Educação, Cultura e Energia na Missão de São Miguel 
Site: Benzeduras e Rituais nas Missões  
Notícia: Curandeiras e Benzedeiras por João Antunes 
Notícia: Benzedores nas festividades de Final de Ano

Notícia: Curandeiras, Benzedeiras e Energia na Missão de São Miguel 
Notícia: Destino Missões Sucesso Festival Internacional de Turismo em Gramado 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...