Notícias

06/12/2019 17:16


MTUR ESTUDA IMPLEMENTAR CENTROS DE INTERPRETAÇÃO TURÍSTICA NO BRASIL

     Inspirado em modelo português, objetivo é estruturar recepção de turistas e visitantes dos 15 sítios culturais brasileiros reconhecidos pela Unesco.
     A Região das Missões estiveram representadas nesta missão à Portugal pelos Senhores Márcio Augusto Ribas do Nascimento - ex-prefeito de de São Miguel das Missões, atualmente Consultor da CNM/FAMURS e Presidente da Organização Brasilera das Cidades Patrimônio Mundial e o Carlos Augusto Silveira Alves - Presidente da AAM (Associação dos Amigos das Missões), membro do Contur de e Presidente da ACI de São Miguel das Missões.
     O Ministério do Turismo esteve em Portugal para conhecer de perto os Centros de Interpretação Turística portugueses e estudar estratégias de implementação do modelo no Brasil. A missão oficial aconteceu entre os dias 17 e 25 de novembro em várias regiões do país europeu. Cada sítio reconhecido como Patrimônio Mundial em Portugal possui um espaço de acolhimento e recepção de turistas e visitantes, que conta a história do local e traduz os valores ali preservados: os Centros de Interpretação Turística. O Brasil pretende implantar esse modelo nos 15 sítios culturais reconhecidos pela Unesco.
    A delegação brasileira contou com representantes do MTur, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). A missão passou pelo centro histórico do Porto, cidade costeira conhecida mundialmente pela produção de vinho; visitou os sítios de arte rupestre do Vale do Côa e Siega Verde, onde há gravuras do período paleolítico com cerca de 20 mil anos; conheceu a região vinhateira do Alto Douro, paisagem cultural rodeada de montanhas de mais de 26 mil hectares; percorreu a charmosa Guimarães, considerada a cidade-berço da nação portuguesa; e terminou a visita técnica na capital Lisboa.
   A diretora do departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Silvana Nascimento, representou a Pasta na viagem ao país europeu e afirmou que o Brasil pode aprender muito com o modelo de gestão turística e patrimonial de Portugal. “Portugal é referência no campo da proteção e promoção do patrimônio cultural. Para aprimorar a gestão turística do Brasil é fundamental conhecer melhores práticas utilizadas por outros países. As visitas foram muito proveitosas e vão auxiliar na formulação dos planos de gestão dos bens culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela Unesco”, explicou a diretora.
    Cada Centro de Interpretação Turística visitado guarda um aspecto diferente, dialogando com o sítio em que está inserido. O Espaço Patrimônio a Norte, no Mosteiro da Serra do Pilar, guarda uma das melhores vistas para o Rio Douro e os centros históricos de Porto e Vila Nova de Gaia. Em Torre de Moncorvo, o espaço fica imerso no casario do singelo povoado. O Centro de Interpretação Turística do Mosteiro de São João de Tarouca, na Casa da Tulha, antigo celeiro monástico do século XVIII, conta com premiado projeto museográfico. O Lisboa Story Centre proporciona uma experiência sensorial e interativa sobre momentos históricos da cidade.
    A proposta é desenvolver, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estratégias de financiamento de tais estruturas no Brasil. Os centros históricos de São Luís e Salvador deverão ser os dois primeiros sítios a desenvolver os projetos para os seus Centros de Interpretação Turística. Serão os projetos-pilotos a serem desenvolvidos ainda em 2020.
     “Trazemos dessa missão um grande repertório de possibilidades que podem se adequar a cada caso específico dos sítios brasileiros, que em toda a sua diversidade. Os gestores estiveram em contato com experiências concretas e materiais do que significa, de fato, interpretar o Patrimônio Cultural”, conta Marcelo Brito, diretor de Cooperação e Fomento do Iphan.
     Centros de Interpretação Turística
     Os Centros de Interpretação Turística oferecem atendimento a turistas e visitantes, com informações sobre o sítio histórico, atrativos locais, programação cultural, além da oferta de produtos característicos da região onde está localizado. Ali se pode encontrar exposições permanentes e outros serviços como oficinas, palestras e atividades informativas para o público.
     Esses espaços levam os visitantes a uma viagem que incentiva a exploração do sítio, a compreender a sua história, a reconhecer os seus valores culturais e a tomar conhecimento dos seus atrativos. O turista pode descobrir e aprender em seu próprio ritmo, ao ter acesso a informações que podem o auxiliá-lo a vivenciar o local, em uma experiência ao mesmo tempo enriquecedora e prazerosa.
https://www.facebook.com/ammissoes    Fonte: AMM

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...