Notícias

22/01/2020 08:45


Atrativos gaúchos e baianos são principal busca do turista do Sudeste

        Estudo realizado pelo Ministério do Turismo trouxe que Rio Grande do Sul e Bahia são os destinos preferidos dos viajantes.
    Por Victor Maciel
    Os atrativos turísticos dos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul foram os mais procurados pelos turistas da região Sudeste para o período do verão. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Tirando o segmento “Sol e Praia” (46,2%), os viajantes da região foram os que mais buscaram o turismo cultural (17,9%). O levantamento trouxe, ainda, que quase metade deles (48,4%) irão viajar em família.
      Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 15,8% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 54,2% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 52,2% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.
     Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Sudeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.
     Quando observamos por estado, os turistas paulistas e mineiros preferiram os destinos baianos. Já os capixabas e os fluminenses pretendem visitar os atrativos gaúchos.
    SONDAGEM EMPRESARIAL – Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.
     O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período.
Edição: Cecília Melo
Foto: Jefferson Bernardes/MTUR
Fonte: MTur

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...