Notícias

22/09/2023 08:48


Prefeitura de Porto Xavier busca acelerar processo de licenciamento para ponte internacional

Prefeitura de Porto Xavier busca acelerar processo de licenciamento para ponte internacional

Anunciada com pompa no ano passado, a obra da ponte internacional de Porto Xavier, que ligará a cidade gaúcha a San Javier, na Argentina, caminha a passos lentos. Atualmente, o projeto aguarda a emissão de um Termo de Referência, que precisa ser expedido pelo Ibama, para que o Licenciamento Ambiental comece a ser produzido. Segundo Ovídio Kaiser, Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, autoridades regionais têm tentado sensibilizar o governo federal para acelerar o processo, já que a empresa Coesa, vencedora da licitação para a construção da ponte, possui um departamento técnico especializado em licenças ambientais, o que pode tornar o caminho para o início da construção menos demorado assim que a liberação do Ibama for emitida.

“Agora o prefeito Gilberto Menin estará de novo em Brasília, e vai até os órgãos públicos pessoalmente pedir que o processo ande, que não fique esquecido na gaveta de algum tecnocrata. O Brasil é grande, há muitos processos como esse em andamento, muitas obras a serem analisadas, mas nossa ponte aguarda há muito tempo, praticamente desde o ano 2000, quando os governos do Brasil e da Argentina decidiram que iriam construir pontes sob o Rio Uruguai”, explica Kaiser.

Ainda segundo Kaiser, o ideal seria a visita presencial de técnicos do Ibama às áreas da futura ponte, o que poderia acelerar a liberação por estar claro o baixíssimo impacto ambiental da obra para a fauna e a flora da região.

Além disso, há cerca de dois meses, a Controladoria-Geral da União (CGU) emitiu parecer sobre a obra em Porto Xavier, alertando que não há recursos no orçamento do Ministério da Infraestrutura para a realização do projeto. No entanto, conforme Ovídio Kaiser, o financiamento da obra não é um problema.

“Impossível ter no orçamento o recurso total de uma obra que custa R$ 226 milhões, é um projeto que vai se estender durante quatro anos, o orçamento real é feito ano a ano, esse é o entendimento do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes). A CGU certamente não conhece o processo, lá um técnico olha papéis, números, e emite um parecer, então essa é uma questão que não preocupa, porque o Dnit tem outro entendimento”, afirma Kaiser. “Para o ano que vem novos recursos serão alocados, não só através de emendas de bancada, o próprio Dnit alocou recursos na ponte para esse ano que nem vão ser usados, em virtude do atraso nas licenças”, pontuou.

Faltando apenas o Termo de Referência definitivo do Ibama para o início do processo de licenciamento ambiental, não há previsão concreta sobre quando o documento será liberado, e o prazo para isso pode ir até o fim deste ano.

Fonte: Grupo Sepé

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...