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11/09/2019 08:08


O que o turismo interno precisa para crescer

Especialista em turismo e sócio da Encontre sua Viagem Apaixonado declarado pelo meu país e em constantes viagens realizadas pelo Brasil, a trabalho ou a lazer, tenho deflagrado as múltiplas possibilidades do turismo interno, que tem grande potencial ainda inexplorado pelos brasileiros e pode se destacar como um dos setores mais importantes da nossaeconomia. A importância do desenvolvimento do setor nacional é ainda mais patente se considerarmos o seu papel como indutor de crescimento econômico, geração de emprego e renda, sob moldes de causação cumulativa. O turismo é uma atividade em expansão no mundo e pode contribuir com o crescimento do Brasil. Seu impacto na economia deverá alcançar 9,5% do PIB, segundo o WTTC. A geração de emprego é muito forte e atinge altos e baixos níveis de escolaridade. Algumas frentes de ação foram implantadas para incentivar a crescente demanda interna, que supera em três vezes a busca por destinos no exterior. Entre as iniciativas, destaca-se o Plano Nacional de turismo, que apresenta orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade, a partir da integração de esforços nos âmbitos federal, privado e terceiro setor. O plano prevê ainda a elaboração periódica de documentos que direcionarão ações prioritárias e recursos públicos e privados para a solução de gargalos que impedem o pleno desenvolvimento do turístico doméstico. O principal rombo que o Brasil apresenta em seus cartões postais é a defasagem de infraestrutura e logística, que dificulta a integração de diferentes destinos internos. Além disso, em face da alta taxa de ascensão social em diversos níveis, a hotelaria de luxo tem se desenvolvido a passos lentos. Os hotéis que recebem a designa no Brasil são apenas upscale nos EUA e em países da Europa, e os principais grupos que atendem esses clientes não estão aqui por conta do chamado custo Brasil. Contudo, as obras realizadas para os grandes eventos sediados no país deixam um legado promissor. A despeito de toda brecha que possamos mencionar do nosso setor interno, há muitas outras motivações para explorá-lo. Na contramão da centralidade doturismo no eixo Centro-Sul, a região Nordeste é a que mais atrai os brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Ministério doturismo. A região é palco da maior festa popular do mundo, o carnaval de Salvador, desígnio conferido pelo Livro Guinness dos recordes; possui ainda o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título outorgado pela Unesco. Alguns exemplos são a cidade de Olinda (PE), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e o Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador (BA). Ainda assim, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro são os dois destinos mais procurados, pólo receptor de turismo de negócios, além de palco da complexa herança cultural e natural do país. O ecossistema da Região Norte do Brasil, pela sua diversidade e acessibilidade de muitos dos seus atrativos naturais, propicia atividades de ecoturismo, que prezam pelo desenvolvimento sustentável e preservação do bioma natural. Em suma, potencial não falta ao turismo nacional. Além de toda a diversidade cultural e natural do país, contamos com um item primordial para a atração de turistas: a receptividade e a simpatia do brasileiro. Aliás, essa foi uma das características mais elogiadas pelos estrangeiros que vieram conferir de perto os jogos do mundial. Resta-nos tratar nossas mazelas e explorar todo o potencial desse promissor mercado.

fonte: http://brasileconomico.epaper.grupodia.com.br/contents_brasileconomico/paper140608917838.pdf

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