Notícias

27/03/2020 08:57


Sistema Fecomércio-RS mobiliza rede de ação solidária por todo o Estado para auxiliar na prevenção à Covid-19 e promover qualidade de vida

Iniciativas como doação de alimentos, de equipamentos de proteção e atividades para a terceira idade estão sendo realizadas em diversas cidades

 

A solidariedade pode ser uma grande aliada em meio a esse período de medo, incertezas e isolamento. Em todo o Estado, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac colabora com as prefeituras e entidades sociais com ações que podem ajudar muitas pessoas a passarem com mais tranquilidade por esse momento. São doações de alimentos, materiais de higiene e limpeza, equipamentos de proteção para profissionais da saúde, disponibilização de espaços e veículos para auxílio ao combate à epidemia do coronavírus. “Estamos atuando em todo o Rio Grande do Sul como sempre, são centenas de ações simultâneas de solidariedade e cada uma delas enche os nos olhos e nos faz acreditar que tudo isso logo vai passar”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.

Apenas em Erechim, 7 toneladas de alimentos foram entregues para entidades assistenciais da região, por meio do Programa Sesc Mesa Brasil. Além disso, em todo o Estado, 3 toneladas de mantimentos que estavam nos estoques dos restaurantes do Sesc, agora fechados para evitar aglomerações, foram distribuídos para entidades sociais assistidas pelo programa. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, em apenas três dias, foram doadas 6 toneladas de alimentos para albergues e casas de recuperação de dependentes químicos, assim como mais de 1000 produtos de limpeza

“O programa torna-se ainda mais importante em momentos como esse, pois as pessoas que estão em vulnerabilidade social são as que mais sofrem em situações de recessão econômica e crise, com a falta de emprego e de recursos para comprar comida”, destaca o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Schmitz. Diariamente, a rotina na Capital envolve mais de 100 doadores e 25 instituições sociais que seguem funcionando neste período, o que beneficia diretamente mais de 2,5 mil pessoas. Ações como essa seguem também em outras cidades como Passo Fundo, Santa Maria, Rio Grande, Gramado, Ijuí e Cachoeira do Sul, onde o Mesa Brasil, por meio de uma parceria com uma rede de postos de combustível, criou um ponto de coleta de alimentos e produtos de higiene que serão repassados para famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Toda a comunidade pode ajudar, mesmo sem sair do carro. 

Os hotéis de Gramado, Porto Alegre e Torres foram disponibilizados para serem usados em ações de combate à pandemia. Veículos de diversas unidades estão sendo cedidos para ajudar na vacinação de idosos contra a gripe. Voluntários do Senac estão confeccionando pelo menos 4 mil máscaras por dia. Nas próximas semanas, o Sesc Comunidade pretende convidar os seus mais de 400 voluntários a também colaborar na produção de máscaras de proteção, sem saírem das suas casas.

Para não faltar proteção aos profissionais de saúde que estão na linha de frente nos atendimentos do coronavírus, em diversas cidades estão sendo feitas doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, luvas, toucas e aventais. Até agora, foram beneficiadas Secretarias Municipais de Saúde e hospitais de Uruguaiana, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Venâncio Aires, Bagé, Torres, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Lajeado, São Leopoldo e Passo Fundo, entre outras. Além disso, as unidades de Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Camaquã, Ijuí e Gramado ofereceram à gestão municipal seus espaços para auxiliar nas ações de saúde, enquanto em Cruz Alta e Erechim veículos foram disponibilizados.

Em Santa Maria, voluntários se uniram para manter os idosos em casa e estão usando a tecnologia para continuarem com as ações em tempos de isolamento. Por meio de um grupo virtual, eles trocam sugestões de exercícios físicos, ginástica cerebral, artesanato, inglês, atividades culturais, receitas culinárias e dicas de prevenção e cuidados com a Covid-19. Em chamadas de vídeo, voluntários também conversam com os idosos e pessoas com deficiência. “Sabíamos da importância de todas as ações sociais do Sistema Fecomércio-RS, mas não tínhamos ideia exata do seu alcance. Apesar de estarmos vivendo tempos difíceis, tudo o que estamos vendo acontecer é surpreendente! Todos os dias temos uma nova iniciativa, um novo parceiro, algo positivo e esse impacto é imensurável. Nossa equipe está se reinventando a cada dia, buscando contribuir, dentro do possível para minimizar esse sofrimento”, finaliza a coordenadora de Ação Social do Sesc/RS, Luciana da Costa Basile.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac entende que este é um período de risco à saúde coletiva e, neste momento, preza ainda mais pelo cuidado e bem-estar da sociedade, clientes e colaboradores. Por isso, estamos tomando as providências possíveis para minimizar a propagação da Covid-19 e não sobrecarregar os serviços de saúde sem necessidade - entre elas, o adiamento ou o cancelamento de eventos que gerem aglomeração e a suspensão temporária das atividades de todas as unidades Sesc/RS e Senac-RS, conforme orientação das autoridades públicas. Para continuarmos próximos das pessoas neste período de isolamento, disponibilizamos o portal www.pertodevc.com.br, onde estão mais de 200 cursos e serviços gratuitos para que todos possam se manter em atividade, tanto as educativas quanto de saúde e bem-estar, sem sair de casa. Mais informações pelos canais de Fale Conosco dos nossos sites, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) e demais canais oficiais de comunicação. Acesse www.pertodevc.com.br.

Natacha Gomes

Moglia Comunicação Empresarial
Fone: (51) 3029.3249 | (51) 9 9400.2929

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...