Notícias

05/05/2021 10:00


Patrimônio da História do Rio Grande do Sul

O Estado Gaúcho aos poucos vai revelando e comprovando um legado que tanto se orgulha, através dos materiais históricos e documentos. Criando um grande patrimônio que comprova cientificamente nossa origem e cultura.
Vídeo Reportagem Completa RBS/TV "Identificados dois sinos missioneiros mais antigos que o RS"
O Rio Grande do Sul veem descortinando as origens de símbolos, lendas, religiosidade, miscigenação, revoluções e mais uma série de ângulos que somados vão nos dando uma personalidade impar dentro da América Latina, facilmente comparada ou chamada de Raça Gaúcha. Somos Brasileiros com uma série de origens e culturas interligadas ao nosso país, mas somos Missioneiros ou Gaúchos, com uma série de origens e costumes interligados a uma colonização que veem de antes do nascimento do nosso país, melhor quando este território, a Nação Missioneira se dividiu em quatro (4) Nações.
Um exemplo disto é a grande descoberta na cidade de Caçapava do Sul.
Na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, dois sinos de missões jesuíticas do século 18 são badalados diariamente. Suas origens eram desconhecidas, mas uma pesquisa do professor da Escola de Humanidades Edison Hüttner, coordenador do projeto de Arte Sacra-Jesuítico-Guarani da PUCRS, identificou, em fevereiro deste ano, que eles foram fundidos nos anos de 1715 e 1732. 
A data, inclusive, é anterior à criação oficial do Rio Grande do Sul, vindos de reduções jesuíticas que atualmente correspondem a cidades da Argentina e Paraguai. 
A cidade ao comprovar este achado histórico se mobilizou em atividade cívicas, religiosas e transformou a Igreja em uma grande sala de aula da origem, o que fora o Período Jesuítico e as várias simbologias escritas nos dois sinos. Todos orgulhosos do valor histórico saíram para frente da cátedral e entoaram o Hino Riograndense, um momento marcante para toda a comunidade de Caçapava do Sul que retumbou em badalos por todo o território gaúcho. Foram Confeccionados Banner para ilustrar e explicar de forma didática o valor e comprovação do achado.
Banner Sinos Caçapava do Sul (1) 
Banner Sinos Caçapava do Sul (2) 
Banner Sinos Caçapava do Sul (3)
Banner Sinos Caçapava do Sul (4)
O professor conta que os sinos estiveram em disputa na Batalha de San Carlos, à época província jesuítica do Paraguai, e eram objeto de cobiça do Império brasileiro, sob a expectativa de que tivessem ouro e prata em suas composições. Pesquisa realizada no Laboratório Central de Microscopia e Microanálise da PUCRS revelou, entretanto, que eles são feitos de bronze. Um dos sinos mede 70cm x 70cm e tem impresso, em números romanos, duas datas: 1714 e 1715. Na parte superior, em latim, diz pertencer ao povo de São Carlos, atualmente província de Corrientes, na Argentina.
Como os Sinos Chegaram a Caçapava
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Caçapava do Sul De acordo com o pesquisador, professor Édison Hüttner na época em que os sinos foram transferidos para Caçapava do Sul, possivelmente foram roubados das reduções estrangeiras. Uma análise em laboratório solicitada por Hüttner confirmou que os sinos foram fabricados em puro bronze. Não há ouro misturado, como se acreditava. A Matriz de Nossa Senhora da Assunção é tombada pelo patrimônio histórico do Estado. Ela começou a ser construída em 1815 e recentemente, passou por uma restauração e teve sua fachada repintada em amarelo e branco. 
ATENÇÃO A exposição das novas descobertas sobre os sinos da Igreja Matriz foi aberta sexta-feira, dia 31, e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábado, das 9h às 12h, na Igreja Matriz, na Rua Borges de Medeiros, 662 - Caçapava do Sul. Telefone (55) 3281-1262. Veja um vídeo dos sinos históricos tocando na Matriz de Caçapava do Sul
Também participaram da pesquisa o padre Pe Rudinei Lasch, pároco da Igreja, e o pesquisador Dr. Éder Abreu Hüttner.

Site: Cruz de São Miguel em Camaquã 
Vídeo: Helenismo Sulamericano Missioneiro 
Notícia Caçapava do Sul guarda dois sinos mais antigos que a história do próprio Rio Grande do Sul
Notícia: Os Caminhos da Imagem de São Francisco de Paula 
Notícia: Mística, Crônica de Édison Hüttner
Vídeo: Mostra Helenismo Sul-Americano Missioneiro por Edison Hüttner 
Notícia: Conceito Helenismo Sul-americano Missioneiro
Notícia: Imagens Católicas Escondiam Mensagens De Fiéis 
Notícia: Na Busca do São Nicolau da Primeira Querência do Riogrande
Notícia: Peças da Arte Sacra Missioneira são Encontradas em Museu de Alegrete
Notícia: São Jeronimo, RS, trata com carinho e valoriza origem de Santa Missioneira 
Notícia: Novo conceito cultural é encontrado nas Missões 
Notícia:
 Materias sobre os sinos. Na pagina 23 no Site oficila do Jesuitas no Brasil.
Notícia: Cruz de São Miguel das Missões em Camaquã 
Fotos: Cruz de São Miguel em Camaquã Álbum
Notícia: Exposição Missioneira da Costa Doce

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...