Notícias

17/01/2020 18:00


Os Benefícios BUTIÁ Para SAÚDE

       Essa é uma fruta pouco conhecida, entretanto os benefícios do Butiá sã muito importantes para a saúde. Além do que, o termo Butiá é a designação comum às palmeiras do gênero Butia, nativas da América do Sul. Possuem em geral estipe médio, com cicatriz de pecíolos antigos, longas folhas penatífidas usadas em obras trançadas, e pequenas drupas comestíveis, com semente oleaginosa.
      Essa fruta ainda pode receber vários nomes, como à Butia capitata, uma palmeira de até 7 m, nativa do Paraguai, Brasil (de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul), Argentina e Uruguai, cujo estipe é utilizado no fabrico de papel. De seus frutos, alaranjados, se faz geleia, licor, cachaça e vinagre, e das sementes, comestíveis, se extrai óleo.
      Também é conhecida pelos nomes de butiá-açu, butiá-azedo, butiá-branco, butiá-da-praia, butiá-do-campo, butiá-miúdo, butiá-roxo, cabeçudo, coqueiro-azedo, guariroba-do-campo e palma-petiza.

Valor Nutricional:
Segundo uma tabela nutricional do IBGE (2011), para cada 100 gramas existem:

Mas, existem diferenças significativas nas propriedades nutritivas dos coquinhos, em função das espécies. Sendo assim, confira a seguir as principais razões para adicionar essa fruta na sua dieta:

Benefícios do Butiá Para Saúde:

      Benefício Para o Coração:
      Essa fruta contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames.
      Ele é rico em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. A queima de gordura é acionado por ele. Ele também ajuda a reparar danos ao DNA.

     É Rico em Proteínas:
    
Butiá é uma fruta rica em proteínas, o que pode ser muito útil para aumentar a massa muscular além de promover a saúde muscular.

    Ajuda a Controlar o Sistema Nervoso:
    
Os neurotransmissores como adrenalina e acetilcolina são feitos de proteínas, e são os responsáveis por transmitirem os impulsos nervosos que geram os pensamentos, as emoções e os comandos que fazem todo o organismo se movimentar e funcionar adequadamente.

    Ajuda a Produzir Anticorpos:
    
Os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de proteínas, e sem uma ingestão adequada desse nutriente o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo passa a ser mais suscetível a doenças e infecções.
    Além do consumo adequado de proteínas, outros nutrientes como zinco, selênio e ômega-3 também são importantes para manter uma boa imunidade. Veja dicas para aumentar o sistema imunológico.

     Rico em vitamina C, ele aumenta e muito a imunidade e protege o corpo contra agentes externos como bactérias e vírus. O seu consumo frequente deixa o organismo mais forte e impede doenças como gripes e resfriados. A vitamina C presente no fruto é abundante, até mesmo mais do que na laranja.

     Benefícios do Butiá para Aumentar a Imunidade:
     
Essa fruta é uma das principais fontes de vitamina C . A Vitamina C é um anti-oxidante natural, que protege contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colagênio na pele. Os Flavonoides como hesperetina, naringina e naringenina estão presentes nessa fruta. Eles são conhecidos em aumentar a imunidade e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

     Melhora a Digestão:
    
Rico em Fibras, o Butiá melhora a digestão e traz um efeito detox excelente para o organismo. Tudo isso faz com que a perda de peso possa ser acentuada e haja mais saúde de forma geral ao organismo.

    Benefício do Butiá Para a Saúde do Cérebro:
    
Um dos benefícios do Butiá está relacionada à saúde cerebral. As proteínas do Butiá são necessárias para produzir enzimas, hormônios e neurotransmissores que são essenciais para a função cognitiva.
    O cérebro requer um suprimento constante de aminoácidos para manter a concentração, foco e níveis de energia elevados.
    Estudos mostram que quando a privação de aminoácidos ocorre, o aprendizado e a coordenação sofrem, mas uma vez que todos os aminoácidos necessários são reintroduzidos na dieta, o aprendizado e as habilidades motoras melhoram.

    Benefícios do Butiá Para Melhorar a Digestão:
   
Ele é ricos em Fibras que ajuda no movimento intestinal adequado. Eles, juntamente com a vitamina C ajudam na produção e liberação de sucos digestivos, com isso irá ajudar na promoção da digestão pela desintegração adequada de partículas de alimentos. Azia e inchaço pode ser reduzido pelo seu consumo.

    Ajuda na Prevenção do Câncer:
   
O câncer pode ser restringido pela sua ingestão. Ele contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Auxiliares de limoneno ajuda a estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o de pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele podem ser evitados por ele.

     Ajuda a Gerenciar seu Peso:
    
Embora alguns estudos de pesquisa mostrem resultados conflitantes em relação a dietas ricas em proteínas versus dietas de baixa proteína, para manter um peso ideal ou perder peso rapidamente. Há muitas evidências de que a proteína ajuda a fazer você se sentir cheio e pode evitar o excesso de comida.
     Enquanto a mudança de dieta ou de estilo de vida deve ser personalizada para que a perda de peso seja efetiva. Estudos mostram que a ingestão de calorias controlada em associação com uma ingestão de proteína moderadamente alta pode ser uma estratégia efetiva e prática de perda de peso.
     Alimentos ricos em proteínas , como o Butiá, causam aumentam a saciedade em maior escala do que carboidratos ou gorduras, para que possam evitar o excesso na alimentação.

Como Usar:

     Bolo de Butiá:
    
Do Butiá é possível fabricar geleias, licores, doces, compotas, cachaças, vinagres, hoje se sabe que conforme a criatividade é uma fruta que se pode fazer tudo, além de nutritiva carrega um sabor singular.

Ingredientes:

  • 04 ovos:
  • 02 xícaras de açúcar:
  • 02 xícaras de leite:
  • 02 colheres de margarina:
  • 01 colher bem cheia de fermento royal:
  • 04 xícaras de farinha de trigo.

Como Fazer:
Bater as gemas com açúcar até ficarem cremosas. Após colocar os outros ingredientes e por fim, de forma delicada às claras em neve.

Cobertura:
01 xícara de polpa picada e cozida em 1 e 1/2 xícara de açúcar. Coloque a massa em forma untada e cubra com a polpa. Reserve a calda que deverá ser passada no bolo depois de assado.

Fonte Saude dia
Douglas Medrado

 

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...