Notícias

01/06/2020 21:32


AMM realiza assembleia mensal através de videoconferência

Os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios das Missões – AMM, realizaram assembleia mensal através de videoconferência, onde foram tratados os assuntos eleições 2020, retorno das aulas e coronavírus. Esta foi a primeira assembleia realizada da nova gestão da associação que tem a frente o Prefeito de Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzatto (Mico), também estiveram participando desta reunião o Coordenador Regional da Saúde Iury Sommer, o Deputado Estadual Eduardo Loureiro, o Superintendente da Alibem Jocelino Gonçalves e o Assessor Jurídico Gladimir Chieli.

Na abertura o Presidente Ademir, agradeceu o empenho e trabalho de todos os prefeitos para concretização das ações e projetos da AMM e FUNMISSÕES, também enfatizou a importância das ações de prevenção ao coronavírus, pois é necessário cuidar das nossas comunidades.

O Coordenador Regional de Saúde Iury Sommer, falou aos prefeitos que neste momento está sendo observado o aumento de pessoas infectadas pelo Covid-19 na região, começou com força no interior do estado e na região missioneira está presente somente em seis municípios, isso graças as ações implantadas pelos prefeitos, através dos decretos municipais que colocaram em pauta medidas restritivas. Outra informação do coordenador foi sobre o cálculo das bandeiras, que considera os casos da doença em todo o estado, a quantidade de leitos de UTI, a velocidade de internação e depois vem os cálculos da macrorregião, que junto com as Missões estão as regiões de Ijuí, Cruz Alta e Santa Rosa. Atualmente o que diferencia a região das Missões das outras, é que apresentamos um volume de aumento de casos, por isso a bandeira laranja. Nossa região tem mais leitos de UTI, relacionada com as regiões vizinhas, somos a região que mais tem habitantes, e também a região que tem a maior população acima de 60 anos. Iury frisou que as pessoas precisam ficar atentas, para que a região se mantenha na bandeira laranja, não chegando a bandeira vermelha, para evitar restrições maiores, consequência do aumento de casos. Quanto a dengue, hoje são 602 casos na região, e a coordenadoria de saúde estará disponibilizando um produto novo para dedetização, este produto já está sendo aplicado em Santo Ângelo e será enviado para os demais municípios com casos de dengue, porém continuam sendo extremamente necessárias ações de conscientização e prevenção. Outra informação importante repassada pelo coordenador de saúde foi sobre os recursos para os hospitais da região, específico para aplicação nas ações de atendimento aos pacientes com covid-19.

Também participou da reunião online com os prefeitos o Deputado Missioneiro Eduardo Loureiro, que inicialmente saudou a todos os prefeitos e desejou sucesso ao novo presidente da AMM, Prefeito Mico Gonzatto, nesta esta honrosa missão, já que como prefeito de Santo Ângelo esteve à frente da associação por dois mandatos. Loureiro parabenizou a comunidade Porto Xavier, pelo andamento das ações do projeto para construção da ponte internacional, que nesta semana teve contratada a empresa que estará elaborando o projeto de engenharia da referida ponte, conquista essa, que é fruto do trabalho articulado e conjunto dos prefeitos missioneiros que incansavelmente vem buscando esta obra estratégica para a região das missões. Outra obra importante é o acesso ao município de Ubiretama, que teve nesta semana as obras retomadas e está de parabéns o município de Ubiretama por essa conquista. O Deputado ressaltou que sobre a pandemia, tem mantido um contato permanente com o governo do estado e coordenadoria de saúde, e sua primeira preocupação sempre foi a estrutura para atendimento a toda população regional e a partir de um trabalho integrado mais uma vez se obteve uma importante conquista que é a ampliação dos leitos de UTI no Hospital Santo Ângelo, além de indicação de emendas parlamentares para os hospitais Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, recursos que irão auxiliar na qualificação do atendimento. Finalizando a sua participação, Eduardo Loureiro, informou sobre a retomada a partir da próxima semana de todos os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa.

O Assessor Jurídico da associação fez alguns esclarecimentos aos prefeitos sobre as eleições 2020, cautela na descompatibilização, já que ainda está em vigência o atual calendário eleitoral, sobre a lei complementar 173/20, aprovada na última semana e que estabelece auxílio financeiro aos municípios, porém traz restrições e reflete imediatamente no dia a dia das administrações municipais. Outros assuntos abordados pelo Assessor Jurídico foram em resposta a algumas interrogações dos prefeitos, sobre o regime próprio de previdência social, restrições previstas nos decretos municipais, transporte escolar e retomada das aulas da educação infantil.

A Alibem tem mantido uma importante parceria com os municípios missioneiros, através de ações e solidariedade da empresa a AMM recebeu a doação de milhares de máscaras, toneladas de alimentos, produto sanitizante e já está anunciado para a próxima semana a entrega de mais cestas básicas e álcool 70%. O Superintendente da Alibem, Senhor Jocelino Gonçalves falou aos prefeitos reiterando que o apoio e as ações de prevenção que tem acontecido em cada um dos municípios tem dado grande suporte, possibilitando a continuidade das operações a empresa na região noroeste. “É importante continuar com a prevenção, através do uso de máscaras e evitando aglomerações e neste momento é fundamental apoiar os prefeitos, que são verdadeiros heróis, que vêm lutando com uma dificuldade extrema para ofertar uma boa gestão em seus municípios”, reiterou o Superintendente da Alibem. O Presidente da AMM, Prefeito Mico Gonzatto, agradeceu a parceria da Alibem e enfatizou a campanha da AMM na prevenção ao Coronavírus, reforçando que “nossa ação, vai até a solução”.

Os prefeitos se manifestaram sobre as ações de prevenção nos municípios, a preocupação com a chegada do coronavírus em nossa região e também sobre a realização da eleição municipal, que opinam para que seja transferida para 2022, visto que será muito complicado a realização de campanha eleitoral neste momento. A AMM estará enviando ofícios aos senadores e deputados federais, manifestando a opinião da região de que o pleito não seja realizado neste ano, já que esta também é a opinião das demais associações de municípios do Rio Grande do Sul.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...