Notícias

13/02/2021 09:24


Oficina aborda canção gaúcha do século XX à atualidade

    “Cantos de tempo, terra e liberdade: uma jornada pela canção gaúcha do Século XX à atualidade” é a oficina ministrada por Renato Ferreira Machado em parceria com o produtor cultural Leôncio Flávio Ibarra Severo, da Radio Sul.net, no Programa Invernadas Culturais.

     Trata-se de uma jornada pelo tempo, revisitando os principais nomes da música regional do RS. Através de um vídeo-ensaio, a oficina vai de Pedro Raimundo ao templadismo, passando pelo Grande Rodeio Coringa, Gildo de Freitas e Teixeirinha, o Ciclo dos Festivais e outras expressões.
     Segundo Leôncio, a música, e de forma especial a canção, é uma das mais profundas expressões existenciais do ser humano. Ao expressar visões de mundo, sentimentos e realidades, o cantar traduz em versos a vida e o cotidiano de um povo no contexto de sua história.
    “O Rio Grande do Sul, inserido em um contexto cultural pampeano e fronteiriço, tem uma tradição cancioneira que remonta há séculos e integra a própria história do gaúcho. A figura do payador com sua guitarra, improvisando versos que falam de seu cotidiano, de seus amores, de suas dores e esperanças, talvez seja o maior símbolo do tipo humano que surge na região”.
    A oficina se propõe a elaborar uma chave de leitura para conhecer e compreender as diversas vertentes e expressões presentes na música regional gaúcha, relacionando-as com os contextos sociais e culturais onde elas nasceram. “Com isso pode-se chegar a uma releitura e reapropriação deste cancioneiro por parte da atual geração de jovens que se encontram em processo formativo pedagógico, pois certamente será possível realizar hermenêuticas para a reflexão crítica a respeito da realidade a partir do repertório desta produção musical.” Um dos objetivos específicos da oficina é contribuir para a formação humana de pessoas em processo formais e não-formais de educação.
     O Programa Invernadas Culturais é desenvolvido pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.
  A oficina pode ser acessada no link https://youtu.be/Npa55oY_Qzo

Sandra Veroneze | Pragmatha Business
São Paulo: 11 98878 9079
Porto Alegre: 51 99370 0619

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...