Notícias

29/11/2019 18:11


Espetáculo Ângelus - Santo Ângelo - Dias 14 e 15 de Dezembro

Nos dias 14 (20h30) e 15 (21h30) de dezembro, dentro da programação do Natal Cidade dos Anjos, será apresentado o espetáculo Ângelus. Criado em 2006, por ocasião dos 300 Anos da Redução de Santo Ângelo Custódio, o espetáculo Ângelus resgatou a simbologia dos anjos que passou a caracterizar a cultura natalina de Santo Ângelo – a Angelópolis: Cidade dos Anjos, como bem caracteriza o texto da obra.

    Criado e escrito por Odailso Berté, e revisado pelo saudoso Dom Estanislau Amadeu Kreutz e pelas professoras/historiadoras Claudete Boff e Nadir Damiani, sumidades no estudo da história missioneira, o espetáculo Ângelus recria, através da dança e do teatro, a história da sétima e também a trigésima cidade missioneira, Santo Ângelo Custódio. A arte produzida nesta redução aludia ao seu padroeiro através das asas que eram talhadas pelos Guarani em todos os santos que esculpiam, e também o teatro jesuítico, que encenava batalhas entre anjos e demônios, com objetivo catequético, foram os elementos pesquisados e que deram vida aos personagens que contam a narrativa do Ângelus: os anjos Gabriel (o Anjo Mensageiro), Abadôn (o Anjo dos Abismos) e Santo Ângelo Custódio (o Anjo da Guarda).

    O elenco do espetáculo é composto pelos bailarinos do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, sob coordenação dos professores Odailso Berté, Mônica Borba e Crystian Castro, que são também os responsáveis pelos espetáculos Som e Luz em Corpos, do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, e Missa da Terra Sem Males, apresentada em Santo Ângelo no mês de setembro de 2019. O espetáculo ainda conta com a participação especial dos atores santo-angelenses da Cia Actuare, Lucas Segatto, Douglas Barbosa e Carlos Alves, que interpretarão os três anjos que narram a história.

    À exemplo do espetáculo Som e Luz, de São Miguel, o espetáculo Ângelus instaura, no Centro Histórico de Santo Ângelo, um monumental diálogo cênico entre a arquitetura da Catedral, a planta da antiga redução, a dança e o teatro, recriando elementos históricos em diálogo com a contemporaneidade para recontar a vida, morte e reconstrução da cidade. A Catedral Angelopolitana é cenário, protagonista e símbolo, um patrimônio cultural habitável que condensa e atualiza as marcas da história no cotidiano da comunidade santo-angelense e dos turistas que a visitam.

    A realização desta nova edição do espetáculo Ângelus, treze anos depois de sua primeira apresentação pela extinta Cia Sarx de Teatro-dança, se dá através de um trabalho conjunto entre a Administração Municipal de Santo Ângelo e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com intervenção da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, e da Paróquia Anjo da Guarda.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...