Notícias

09/12/2019 13:59


Guaranis protagonizam sua história no Espetáculo Angelus

Um fato inédito marcará o Natal Cidade dos Anjos deste ano: jovens dançarinos da aldeia Guarani Tekoá Yakã Ju contracenarão junto com atores santo-angelenses e acadêmicos do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria para recontar a história de seus antepassados da Redução de Santo Ângelo Custódio. Trata-se do Espetáculo Ângelus que será apresentado nos próximos dias 14 (20h30) e 15 (21h30) de dezembro na programação do Natal Cidade dos Anjos. Esta obra, que resgatou a simbologia dos anjos que passou a caracterizar a cultura natalina de Santo Ângelo, foi criada e dirigida por Odailso Berté em 2006 para a comemoração dos 300 Anos de Santo Ângelo, com o objetivo de recontar a história da sétima cidade missioneira através de um diálogo entre a dança, o teatro, a planta e os remanescentes da antiga redução e a atual Catedral, localizados no Centro Histórico.

Através do Projeto de Extensão Tekoá Arte e Vida, e de um convênio celebrado entre a UFSM e a Administração Municipal de Santo Ângelo, que se estenderá até 2020, oficinas de dança estão sendo realizadas na aldeia Tekoá Yakã Ju para compor o elenco do espetáculo Ângelus. Segundo o coordenador do projeto, Odailso Berté, professor doutor da UFSM, “nosso objetivo não é mais falar ‘sobre’ os Guarani, mas fazer arte ‘com’ eles, estabelecendo diálogos e um novo encontro de culturas onde é possível trocar experiências, aprender, criar e dançar juntos”.

 Entre os focos deste trabalho artístico e sociocultural de extensão da UFSM, está a construção de espaços para a autonomia e do protagonismo histórico-social dos sujeitos. “A participação dos Guarani em uma obra cênica sobre seus antepassados é um fato inédito que tem possibilitado a eles questionar algumas das narrativas que nós brancos criamos sobre o seu povo, protagonizando sua própria história”, comenta Berté.

A identidade visual do espetáculo Ângelus foi inspirada na pintura “Fundação de Santo Ângelo Custódio”, pertencente ao acervo da Prefeitura de Santo Ângelo, criada pelo artista Tadeu Martins que gentilmente cedeu o uso da imagem para a composição do cartaz e anúncios do espetáculo. 

Além dos Guarani, o trabalho artístico também se estende ao grupo de atores santo-angelenses da Cia. Actuare. Junto destes, 14 bailarinos, acadêmicos de Dança da UFSM, interpretarão as coreografias do espetáculo Ângelus, dirigidas pelos professores Berté, Mônica Borba e Crystian Castro da UFSM. Este projeto é realizado pela UFSM/FATEC, Administração Municipal de Santo Ângelo, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Curso de Dança-Licenciatura da UFSM, com apoio da Paróquia Anjo da Guarda.

 

EM DESTAQUE

Hotel Raios De Sol Missioneiro São Pedro do Butiá RS

Clube Gaúcho CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

Roteiro por Mato Queimado

Diálogo, educação e segurança,  motivos para entrar, conhecer, passear e fotografar, essa comunidade é uma verdadeira família.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...