Notícias

14/09/2020 08:32


Cultura Gaúcha já vive o Galpão Virtual Universo Gaúcho

   Do Parque da Harmonia, em Porto Alegre, para o mundo, o Galpão Virtual Universo Gaúcho já exibe pela internet sua ampla programação de shows, oficinas e atrações culturais. A solenidade de abertura aconteceu no domingo, 13 de setembro, com a presença de autoridades e artistas. O evento é realizado pela Fundação Cultural Gaúcha, com apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul e conta com patrocínio da cerveja Polar.
   Durante a cerimônia, a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, destacou a resiliência do povo gaúcho, que neste momento tão difícil de pandemia demonstrou todo seu amor pela tradição e abraçou o desafio de realizar as festividades da Semana Farroupilha. “O amor no coração não se constrói, ele vem de berço”, destacou. Para Gilda, cada um de sua casa, com amor e esperança, desfrutará da programação, que tem o apoio do poder público e da iniciativa privada.
   O gerente de marketing da Ambev, Joao Pedro Serrano, destacou a alegria da marca em fazer parte do Galpão Virtual Universo Gaúcho. “A Polar tem o papel e a responsabilidade de abraçar a cultura gaúcha e para nós é uma grande honra poder proporcionar que cada um que sente falta da Semana Farroupilha possa viver essa experiência de dentro de suas casas”.
   A patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Sandra Abech, em seu pronunciamento destacou que a palavra deste ano, no que toca as comemorações pelo 20 de setembro, é “saudade”. “Vamos superar essa pandemia, sem jamais deixar enfraquecer a nossa chama interna de amor pela tradição”, afirmou.
   O presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Giovani Tubinho, destacou que está se fazendo história e que o momento é de agradecer. Lembrou que em março os tradicionalistas escolheram priorizar a vida das pessoas e que se preparou para fazer no ambiente online o melhor dos eventos. “Desta vez não foi a chegada da Chama Crioula que abriu essa festividade, mas temos ela em nossos corações”.
   A subsecretária da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, Gabriella Meindrad, em seu pronunciamento destacou o papel feminino no tradicionalismo e cultura gaúchos, citando como exemplos a primeira mulher presidente do MTG, Gilda Galeazzi, a patrona dos Festejos Farroupilhas, Alessandra Motta, e a patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Sandra Abech. Gabriela também defendeu a importância de lançarmos um olhar empático para cada pessoa em seu jeito de ser e expressar, valorizando as diferenças e diversidade para que se construa um mundo com mais amor, fraternidade e respeito.
  O adido cultural do Rio Grande do Sul, Cesar Oliveira, fez um agradecimento especial a todos os apoiadores do evento, que levam no coração o amor e a paixão pela cultura gaúcha. Destacou que, dos tradicionalistas, a pandemia tirou o que tem de mais importante, que é a liberdade, mas que, por outro lado, fez do mundo sua pátria, em conformidade com o tema “Gaúchos sem Fronteiras”
   A Semana Farroupilha de Porto Alegre 2020 Virtual – Galpão Virtual Universo Gaúcho se estende de 13 a 20 de setembro, com transmissão ao vivo pelos canais do MTG e da FCG no Youtube, e na página do MTG no Facebook. A programação completa conta com shows e oficinas e pode ser acessada no site do MTG.
  A solenidade de abertura foi apresentada por Maxsoel Bastos e Rinaldo Oliveira. Durante o evento, a apresentação é de Rogério Melo e Rinaldo Olivera.

Sandra Veroneze | Pragmatha Business
São Paulo: 11 98878 9079
Porto Alegre: 51 99370 0619

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...