Notícias

07/06/2022 15:17


Santo Ângelo debate Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência

Projeto de acolhimento será estendido à participação dos municípios que integram a AMM. Proposta será apresentada dia 24

O Governo Municipal e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), por meio da Promotoria Criminal de Santo Ângelo, deram início às tratativas para a instalação de uma Casa  Abrigo para o acolhimento de mulheres em vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica.

O serviço é uma aspiração da atual gestão e integra o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, sancionado pelo prefeito Jacques Barbosa em junho de 2020, que prevê um trabalho articulado com a rede de atendimento e proteção, para oferecer abrigo às mulheres em estado de violência e vulnerabilidade social.

A reunião para debater a instalação foi realizada na Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM), com a presença do vice-prefeito Volnei Teixeira, da primeira-dama Juliana Barbosa, da vice-primeira-dama, Luiza Teixeira, da coordenadora da CMM, Jacqueline Possebom, da coordenadora da Central do Bem, Tassiana Ribeiro, da promotora Fernanda Broll Carvalho de Almeida, que integra o Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do MP/RS (Gepevid), do analista do MP André Jacó Schonorremberg, da assistente social Mariana Silveira e da psicóloga Laila Sangaletti, ambas da CMM. 

Os abrigos são locais seguros que oferecem acolhimento e atendimento integral a mulheres e seus dependentes em situação de violência doméstica sob risco de morte iminente. O serviço é de caráter sigiloso, onde a usuária pode permanecer por até 15 dias abrigada, período que deverão reunir as condições ideais para retomar o curso de suas vidas. 

Jacqueline Possebom explicou que o projeto é instalar a Casa Abrigo em Santo Ângelo e buscar a parceria da Associação dos Municípios Missioneiros (AMM) para atender a demanda regional, em razão do alto custo de manutenção do espaço, que exige a disponibilidade de equipe profissional multidisciplinar. 

A proposta será levada pelo prefeito e presidente da AMM, Jacques Barbosa, à Assembleia Geral Ordinária da associação no próximo dia 24, em Santo Ângelo. A primeira-dama Juliana Barbosa, também irá reunir no mesmo dia as primeiras-damas dos municípios da região para colocar o assunto em pauta. 

O vice-prefeito Volnei Teixeira afirmou que o abrigo é uma demanda da sociedade, dotada de estrutura e de recursos humanos qualificados para bem acolher mulheres em situação de risco e que o apoio da região é fundamental para a instalação da casa de acolhimento. 

Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...