Notícias

10/06/2022 08:27


Jacques defende a criação da Agência de Desenvolvimento Regional

Prefeito santo-angelense integrou comitiva da Famurs que visitou Portugal e Espanha e destaca trabalho conjunto entre municípios, universidades e agências de desenvolvimento

O prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, integrou a comitiva da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) em viagem a Portugal e Espanha, quando foi  apresentado o potencial da região para a captação de investidores e na busca de novas tecnologias em vários setores do desenvolvimento.

De acordo com Jacques, o objetivo principal da viagem foi de criar ambiente favorável de negócios para os municípios gaúchos. Foram visitados os municípios portugueses de Lisboa, Porto e Braga e os espanhóis Barcelona e Madrid, mantendo contatos com as suas agências de desenvolvimento. Foi assinado termo de cooperação técnica da Famurs com essas agências para troca de informações, de conhecimentos e de possíveis investimentos nas duas regiões. “Especialmente da nossa região missioneira, temos muita ligação histórica e cultural, o que facilita a aproximação e, especialmente, tratativas em torno do turismo”, observou Jacques.

AGÊNCIA REGIONAL

Diante dos cenários e resultados observados na Europa, Jacques ficou ainda mais convicto da importância da criação de uma agência regional de desenvolvimento, elencando obras e serviços fundamentais necessários, com elaboração de projeto e articulação da captação de recursos. Essa proposta foi apresentada na assembleia da AMM realizada em maio.

Em Portugal e Espanha, os prefeitos participantes da viagem observaram que o trabalho integrado entre municípios, universidades e entidades, estabelecendo plano estratégico de desenvolvimento econômico com ações estruturantes e de contexto e suporte, consegue resultados expressivos. “Um exemplo é Barcelona, onde 13 universidades, com 27 mil pesquisadores, trabalham para encontrar soluções nos diversos setores. Essas pesquisas são direcionadas para o que está elencado no plano estratégico. Essa transferência de conhecimento da universidade é feita para o poder público, para as entidades e empresas, gerando efeitos em todos os segmentos. Tem sempre a construção do conhecimento acontecendo. Tudo passa pela educação, pública e privada”, analisa o prefeito santo-angelense.

Na avaliação do presidente da AMM, o fomento à inovação e o alcance de um desenvolvimento tecnológico expressivo depende muito de como empresas e universidades dialogam e cooperam entre si.

Na próxima assembleia da AMM, Jacques fará um relato do conhecimento adquirido na viagem a Europa e do que pode ser implantado na região.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...