Notícias

15/06/2022 16:31


Exposição “Retratos de um Território” confirmada para setembro

Projeto internacional sobre as Missões estará em Santo Ângelo, de 3 a 7 de setembro, no Parque de Exposições Siegfried Ritter

Em reunião da Associação dos Municípios das Missões (AMM) com a chefia do escritório regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi confirmada em Santo Ângelo a exposição “7 Povos: Retratos de Território”, de 3 a 7 de setembro, no pavilhão da Cultura, no Parque Siegfried Ritter, durante a FEAAGRI Missões e o Festival Cidade das Tortas. 

A confirmação foi da chefa do escritório técnico do IPHAN de São Miguel das Missões, Adriana Almeida da Silva, ao prefeito de Santo Ângelo e presidente da AMM, Jacques Barbosa, na presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva; dos secretários municipais de Turismo dos municípios com sítios históricos tombados; dos representantes da Agência Caminho das Missões, José Roberto de Oliveira e Marta Benatti; dos técnicos do IPHAN Jorge Lima e Bruno Pozzobon. 

“A exposição iniciará por Santo Ângelo com passagem pelos demais municípios da região, com o objetivo de resgatar e valorizar o território missioneiro”, afirmou Adriana. Segundo ela, a exposição ilustra as manifestações culturais, os imigrantes, a diversidade cultural e religiosa da região, inserida em um projeto de cooperação internacional que envolve a UNESCO e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). 

O resultado desta cooperação, explicou Adriana, é uma viagem histórica, que desbrava o território e a cultura das Missões Jesuíticas-Guarani que apresenta, além de textos, fotografias e vídeos sobre a região missioneira, disponibiliza um aplicativo digital desenvolvido pelo IPHAN para potencializar a experiência da visitação. O aplicativo está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store, contendo jogos educativos, trilha sonora e realidade aumentada. 

PRESERVAÇÃO

Na reunião, o IPHAN regional também apresentou um relatório das ações de preservação realizado pelo órgão nos sítios arqueológicos missioneiros e nas áreas do entorno. O Parque Histórico das Missões é formado pelos sítios arqueológicos de São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau e Entre-Ijuís. 

Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...