Notícias

20/06/2022 15:16


Santo Ângelo - Governo Municipal repassa 5,4 hectares para a Aldeia Guarani

Àrea servirá para preservação da cultura e subsistência das dez famílias que residem no local
O prefeito Jacques Barbosa assinou na manhã desta segunda-feira, 20, a cessão de uso de 5,4 hectares para a Aldeia Tekoa Pyau, localizada na Ressaca da Buriti. O investimento alcançou R$ 190 mil.
A solenidade foi realizada em frente a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Os 7 Tava Mirim. Em sua manifestação, o prefeito Jacques Barbosa definiu a cessão como um ato de respeito, dignidade e coerência. “Coerência porque a cultura guarani é a base da nossa região e isso é usado para o desenvolvimento econômico por meio do turismo”.
O cacique Anildo Romeu agradeceu ao prefeito pela sensibilidade com o povo guarani e destacou que a área será de extrema importância para a manutenção da cultura, da identidade do seu povo e para a subsistência das dez famílias que residem na Aldeia.
O vereador Gilberto Corazza, que participou das tratativas para a aquisição da área, elogiou o prefeito Jacques, salientando que é uma atitude corajosa. “Santo Ângelo é o único município do País que adquire uma área para ceder ao povo guarani. São direitos históricos, que infelizmente seguem sendo desrespeitados no País”.
Quem também elogiou a sensibilidade do Governo Municipal foi o procurador da República Osmar Veronese. “Momento significativo que deixa marcas e reduz uma dívida histórica com os povos indígenas”.
O ato foi encerrado com apresentação do Coral da Aldeia Tekoa Pyau. Participaram do ato, o presidente da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro; coordenadora regional de Educação, Rosa de Souza; professora Bedati Finokiet, da Universidade Federal Fronteira Sul; cacique Floriano Romeu, da Aldeia da Linha Paraíso e Eli Bernadete Schneider, supervisora da Escola Os 7 Tava Mirim, que já está em funcionamento mas aguarda a regulamentação pelo Conselho Estadual de Educação.
Texto e fotos: Hogue Dorneles

EM DESTAQUE

Sicredi Gente que Coopera Cresce

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...