Notícias

21/07/2022 17:32


Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, realiza ações do Julho Amarelo neste sábado (23)

Na oportunidade, das 9h às 15h, no prédio da SMS, ocorre a testagem rápida e a vacinação contra a Hepatite B
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo realiza neste sábado (23), das 9h às 15h, no prédio da SMS, a testagem rápida e a vacinação contra a Hepatite B. A iniciativa faz parte da campanha “Julho Amarelo”, em alusão ao combate às hepatites virais, comuns nos tempos atuais, doença que possui várias formas de contágio.
A campanha “Julho Amarelo” busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A doença é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
De acordo com a farmacêutica da SMS, Fernanda Teichmann, os sintomas da hepatite são silenciosos, por isso a importância de alertar a população quanto aos cuidados que devem ser tomados para se prevenir e, também, da importância de realizar o teste rápido.
TIPOS DE HEPATITE
A hepatite pode não apresentar sintomas, mas quando aparecem, se manifestam como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.
– Hepatite A: tem o maior número de casos e está relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.
– Hepatite B: é o segundo tipo mais comum e atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
– Hepatite C: o contato com o sangue é a principal forma de transmissão. É considerada a maior epidemia da humanidade, cinco vezes superior à AIDS. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e a doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não existe vacina.
– Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
– Hepatite E: é transmitida por transmissão fecal-oral, provocando grandes epidemias. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...