Detalhes do Site

Capela Teresa Verzeri



    Capela que faz parte do complexo educacional das irmãs do Sagrado Coração de Jesus, estabelecidas em Santo Ângelo desde a década de 1930.

  • Sobre

  • A construção da capela deu-se em 1951. Para as pinturas decorativas internas foi chamado o pintor italiano Emílio Sessa, que realizou seus estudos na Academia Carrara de Bégamo, sua cidade natal, onde foi colega de Aldo Locatelli. Os dois artistas vieram ao Brasil em 1948, para realizar as pinturas da Catedral de Pelotas, com carta de recomendação do núncio apostólico Ângelo Roncalli, posteriormente Papa João XXIII. Depois de concluírem os trabalhos em Pelotas em 1950, Sessa e Locatelli realizaram pinturas por todo o Estado; após um período de trabalho conjunto, os dois pintores se separaram. Entre as obras realizadas exclusivamento por Sessa, encontram-se as pinturas murais da capela do presídio Madre Pelletier e da capela da Santa Casa, em Porto Alegre.
    Foi tombada como patrimônio Histórico Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
    A Capela Verzeri compõe-se de presbitério e nave central única, com quatro fileiras de bancos de madeira para 500 pessoas.  No teto em arco abatido destacam-se as pinturas realizadas de Sessa, com faixas separadas por frisos, representando anjos e medalhões com inscrições em latim. Na parte central da nave, uma série de seis representações de símbolos da fé cristã, entre os quais o coração de Jesus em chamas, símbolo da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Sobre o altar-mor, no centro da ábside, encontram-se as representações dos sete sacramentos. Na lateral direita do presbitério, Sessa pintou a cena da Anunciação.
    Junto à entrada principal destacam-se um crucifixo em madeira e dois confessionários, que compõem o mobiliário original da capela, juntamente com os bancos. As áreas de circulação são revestidas com ladrilho hidráulico decorado e a parte destinada aos bancos, com parquet.
    As pinturas da Capela Verzeri, concluídas em 1953, foram durante por muito tempo atribuídas erroneamente a Aldo Locatelli, mas Sessa as reconheceu como de sua autoria. Posteriormente o artista retornou à Itália, onde deu continuidade à carreira, e faleceu em 1990.
    Ressalta-se que o tombamento estadual refere-se apenas aos elementos artísticos existentes na capela, não incluindo o prédio do colégio. 
    Visitação Memorial Santa Teresa Verzeri 

    Dias: Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado
    Manhã: 8h e 30min às 11h - Tarde: 14h às 17h
    Último domingo do mês: aberto das 9h às 12h
    * Grupos com agendamento prévio pelo telefone (55) 9922 3762 com Irmã Fernanda ou pelo e-mail.
    Valores do ingresso Memorial e Capela
    Crianças até 8 anos e alunos da Rede Verzeri: Gratuito
    Estudantes e pessoas acima de 60 anos: R$ 2,00 - Público em geral: R$ 4,00
    Quarta-feira: entrada gratuita 
    Imagem: Capela Tereza Verzeri
    Site: Monumento Tereza Verzeri 
    Site: Museu Verzeri
    Imagem: Memorial Santa Tereza Verzeri

    Informações e localização do Museu Marechal Rondon do 1° BCOM Exercito Brasileiro.
    Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  clique aqui.
    Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas clique aqui.
    Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico clique aqui.
    Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas clique aqui.

Informações

Capela Teresa Verzeri
Santo Ângelo, RS
Av. Getúlio Vargas, 1694
Telefone: (55) 3312-2327
Telefone2: (55) 99922-3762

Formulário para contato