Detalhes do Site

Comunidade Quilombola Correa



    Inventário Turístico de Giruá 2015
    A Comunidade Quilombola Corrêa localiza-se no Distrito de São Paulo das Tunas, no interior do Município de Giruá, a cerca de 25 km da cidade e em torno de 15 km da cidade de Santa Rosa, está situada entre morros, uma área bastante pedregosa e cortada por um pequeno riacho, chamado pela Comunidade de “Passinho”.
    Residindo a mais de 50 anos no local, as 08 famílias afro descendentes compartilham uma área de 6 hectares de terra, onde cultivam diversos alimentos, como milho, trigo, feijão, amendoim, mandioca, batata, cana-de-açúcar, soja, ervas medicinais e criam animais como galinhas, bovinos e cavalos.
    Outra atividade de destaque na comunidade é a produção de erva mate de carijo, feita de forma artesanal e rudimentar. O carijo é uma espécie de girau em forma de grade, feito de madeira descascada com amarrações de cipó. Em cima dessa grade colocam-se os fardos das folhas de erva para secar com o calor do fogo que é ateado embaixo. 
    O Sr. José Corrêa, conhecido carinhosamente como ‘’Tigre’’, juntamente com sua família são os conhecedores do passo a passo da fabricação desta erva mate tão especial que conquista com seu sabor diferenciado e exótico de defumado, ocasionado devido a maneira pela qual é feita a secagem das folhas. A erva de carijo remete ao aconchego das nossas origens, toda relação do trabalho com a cultura dos nossos antepassados e é impossível
    permanecer indiferente a esse aroma.

  • Sobre

  • Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  
    Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas 
    Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico 
    Ruinas de São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas 
    Ruínas da Redução de Santo Ângelo Custódio 
    Ruinas da Redução de São Luiz Gonzaga
    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Comunidade Quilombola Correa
Giruá, RS
Distrito São Paulo das Tunas/Barra das Tunas/Rincão do Morenos
Telefone: (55) 9196-6746
Telefone2: (55) 9121-7860

Formulário para contato