Notícias

28/05/2020 08:53


Otávio Reichert - INTEGRANDO 28/05/2020

Hipocondrias – Sim! Se antes havia uns 10% de pessoas, hoje a metade dos brasileiros está sofrendo desta patologia mental, tornando-se excessivamente preocupadas com a saúde sem razão genuína para isso. Em sentido figurado, o sentimento de tristeza, abatimento e prostração.

    Fico feliz quando ouço pais dizendo que desligaram os noticiários de algumas TV, assim evitando serem massacrados pelos números. Jornais que saem pincelando, mundo afora, os casos mais dramáticos. Muitos jornalistas e profissionais da imprensa nem se apercebem que estão sendo absorvidos pela aura hipocondríaca, e assim aumentando a ansiedade do espectador.

    Aos menos leigos, desde o princípio se sabia que o Coronavírus veio para ficar entre nós, e que mais dia haveremos de enfrentá-lo. Considero ter sido bastante oportuna a primeira quarentena social imposta, pois assim a sociedade se apercebeu da importância da prevenção, evitando possível caos para hospitalização.
 
Também sabemos que boa parcela da sociedade não segue os protocolos, mas daí a prender quem caminha isoladamente na praia é um despautério. Sem mais delongas seguem essências ditadas pelo virologista Robert Redfield Jr. (EUA) sobre como encarar o covid-19:

- Possivelmente vivenciaremos com ele por meses ou anos. Não entremos em pânico, apenas aprender a conviver com esse fato. Lavar as mãos e manter um distância física de dois metros é o melhor método para sua proteção;

- Se não há ninguém contaminado em casa, proceda os cuidados básicos de prevenção, tire a máscara, lave as mãos e respire em paz;

- Cargas embaladas, carrinhos de compras e caixas eletrônicos dificilmente serão contaminantes, nem mesmo seus pedidos de comida, ainda mais se aquecidos;

- Podemos também perder o sentido do olfato com gripes e alergias virais. O vírus não fica suspenso no ar, pois está nas gotículas e requer contato próximo. 

- O ar está limpo, caminhe livremente, apenas mantendo sua distância de proteção física;

- O sabão comum elimina o Covid 19, pois é um vírus, não uma bactéria;

- A chance de levar o Covid para casa pelos calçados é uma hipótese praticamente descartável, pois as infecções por gota não se espalham assim;

- Consumir vinagre, suco de cana, gengibre, etc., aumentam sua imunidade, não para cura;

- Usar máscara apenas na multidão, pois interfere nos níveis de respiração e oxigênio;

- Usar luvas não é boa ideia, pois o vírus pode se acumular na luva e contaminar do mesmo jeito. Melhor apenas lavar as mãos regularmente. 

E finalmente: a imunidade se enfraquece se permanecermos por longo período em ambiente estéril, mesmo com alimentação que aumente a imunidade, pois também a exposição a patógenos nos torna mais imunes.

 

Humor
– Eu ainda jovem, ouvi um colega de aula dizer:
- Só te faltam os chifres para ser um burro completo, Otavio!

- Mas burro não tem guampas...

- Então já está completo!

Alivio minha burrice por lembrar da piadinha: ainda livre do Alzheimer... Hahahaha!

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...