Notícias

31/07/2020 08:20


Ligam e desligam na sua cara?

Seu telefone toca, você para suas atividades e vai atender. Novamente trata-se de um número desconhecido, muitas vezes de prefixo 11, 21 ou 61. Quando você diz ‘alô’, desligam na sua cara, sem falar absolutamente nada. Logo você imagina um golpe, um trote e parece uma perseguição, afinal, isso ocorre várias vezes ao dia. Possivelmente seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, criado para atingir a maior quantidade possível de clientes-consumidores.
Seu nome está entre milhões de contatos numa lista de ‘mailing’ (correio), nada mais que um banco de dados que reúne nome, endereço postal, telefone, e dados adicionais de domínio público, ou seja, pessoas com potencial a ser tornar um possível consumidor dos produtos ofertados.
Um sistema disca automaticamente para vários contatos ao mesmo tempo. Por isso, quando você atende o telefone, após alguns segundos em silêncio a chamada é direcionada a um dos atendentes. Entretanto, como o sistema liga para vários clientes ao mesmo tempo, e não tem atendente pra todas as ligações, ele fala com o primeiro que atende e todas as outras chamadas são ignoradas até caírem.
Porque isso ocorre? Para que os profissionais de telemarketing tenham pouco tempo ocioso e o tempo de trabalho melhor aproveitado.
Apesar dos dissabores, este sistema é cada vez mais adotado por empresas que não se preocupam com os incômodos causados.

O que fazer?
Você pode barrar esta prática abusiva cadastrando sua linha no website ‘https://www.naomeperturbe.com.br/ ‘. Após o cadastro de um telefone fixo ou móvel nesta plataforma, os Bancos (e/ou seus respectivos Correspondentes (Consignados) selecionados) e as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações participantes do serviço, não poderão realizar qualquer oferta de operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado (Bancos) ou oferta de Telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet (Prestadoras) para esse telefone.

O PROCON RS também disponibiliza há anos de um bloqueio de telemarketing em seu saite (http://www.proconbloqueio.rs.gov.br/ ). Este bloqueio é mais específico.

Mas pode ser golpe! Inúmeras vezes, as ligações não se tratam de simples telemarketing, mas de golpes, visando tirar dinheiro das pessoas. Neste caso, a melhor ação é desligar imediatamente, e jamais fornecer dados ou confirmá-los. Na dúvida, busque auxilio junto ao PROCON ou procure a Delegacia de Polícia.
Valter Portalete

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...