Notícias

04/08/2020 08:27


Otávio Reichert - INTEGRANDO 04/08/2020

Meu Corisco – Saudades

 

                Era um domingo quando cismei de visitar um tio em Bom Progresso, cidade vizinha a 12 km da nossa casa. Aos costumes, após o almoço encilhei o Corisco, ele com idade além de mim, treze anos. Ainda lembro do pai gritando da janela, antes da sesteada: - Ponha o chapéu de barbicacho, piá, que o sol está queimando.

            A sensação de liberdade se quebrava quando, volta e volta, tropeçava ou pisava em falso ao empedramento do estradão, este patrolado a poucos dias, principalmente nos atoleiros e nas pistas lisas demais. Ao tranco, por vezes a trote, ia cantarolando melodias do Teixeirinha. Foi depois de Bela Vista que se deu o mote, numa reta de chão batido, terra vermelha. Ao agito das rédeas o petiço, em vez de apressar o trote, por conta própria iniciou o galope, e em disparada fomos semeando poeiras estrada afora.

            Não deveria tê-lo feito! Se antes já mostrava manchas de suor, vi sua pelagem zaina tornar-se picaça junto ao pescoço, pelo corpo inteiro. Deixei que corresse, o que fez por mais de quilômetro, quando então reduziu para um galopito, e reduzindo ao tranco... parou! Sim, meu Corisco parou. Mesmo sem entender direito apeei num upa, puxando-o para a beira da estrada. Ele abriu as pernas para se equilibrar, parecendo tonto e desnorteado, emendando um tremelico assustador. Tentei levá-lo à sombra de um cinamomo junto a tapera próxima, mas ele parecia estaqueado. Acariciando seu pescoço tentei animá-lo, tentando decifrar seu olhar, pois me mirava como a pedir ajuda. Enfim conseguiu dar uns passos e, puxado pela rédea fizemos a meia milha restante até o destino.

           A vida campesina tem lá suas surpresas! Ninguém em casa, pois visitaram parentes, soube depois. Ofereci água que bebeu, sedento. Deixei-o à sombra de um abacateiro, entre preocupado e desolado. Quando novamente dei atenções para meu amigo, outra surpresa: estava literalmente sentado pela anca traseira, as mãos fincadas ao solo, tipo forquilha. Depois deitou de lado. Estimulando por mim, mais de hora depois levantou-se, e caminhando trôpego fomos retornando, chegando já noite escura e sentindo-me culpado, escolhendo palavras para contar o sucedido.

            - Isso é hora de chegar em casa, filho? Ao que emendou pequeno sermão. Quieto estava e assim fiquei. Antes de me deitar ainda espiei o Corisco porteira adentro. Encontrei-o a rolar pelo chão, mostrando assim estar superando nossa aventura. Depois se foi ao pasto. Ufa!

Anos depois um gaúcho, profundo conhecedor da vida animal explicou-me, num linguajar campeiro sulino, que meu petiço estava “Aguachado”, não adelgaçado, e assim despreparado para percorrer distâncias maiores. Se tivesse sido amilhado, com certeza nada teria acontecido. Soube ainda que o Corisco foi campeão em muitas carreiras, e que seu nome nasceu nas mesmas canchas retas. Ao instinto pensou ser o momento de espichar as patas, ou ainda naquele dia sentiu saudade, de jeito a mim, ao recordar minha infância.
 
Humor: Um premiado jóquei recebeu um cavalo novo do seu treinador para, sem treino algum, participar de uma corrida com obstáculos, e orientou: - Ao chegar num obstáculo, grite ‘ALEOO!’ próximo da orelha dele. Fazendo isso você ganha a corrida”. Pensando ser bobagem não gritou e o cavalo levou tudo por diante, sem saltar. Levantaram e seguiram até o segundo obstáculo, quando então cochichou: “Aleeoo!”. E foi outro tombo, em idêntica cena.

Irritado, no terceiro obstáculo cumpriu a ordem num grito estridente: ‘ALEEEOOO!’. Incrivelmente o cavalo saltou aquele e todos os demais, mas devido aos tombos anteriores chegaram em terceiro lugar. O irritado treinador: “O que aconteceu de errado?”

- Ah, nada de errado comigo! Mas porque o senhor não falou que, além de meio surdo, era cego?

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...