Notícias

04/09/2023 08:35


Dia de Campo apresenta sistema de irrigação e propostas para produção de alimentos implantados no Lar do Idoso de Santo Antônio das Missões

O dia de campo sobre irrigação em frutíferas e hortaliças realizado no Lar do Idoso Padre Olmiro Hartmann, em Santo Antônio das Missões, nesta quarta-feira (30/08), promoveu construção de conhecimentos e integração entre agricultores familiares, moradores do meio urbano interessados em produzir alimentos, autoridades locais e moradores do Lar. Um sistema de irrigação foi implantado no pomar, na horta e no jardim, com projeto técnico elaborado pela Emater/RS-Ascar e patrocínio da Enel. A disponibilidade dos alimentos contribui com a segurança e soberania alimentar dos 57 moradores do local, sendo oferecidas mais de 4 mil refeições ao mês.

Inserido na proposta de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, ampliou durante o dia de campo as informações sobre irrigação para pequenos espaços, com a fala do extensionista rural André de Oliveira, manejo da horta e do pomar, com recomendações do extensionista rural Flávio Bonato, e valorização e quantificação da produção da horta e pomar, com contribuições da extensionista rural Marieli Bremm e da presidente do Lar do Idoso, Rozane Nilles. Assim, a intenção é inspirar outras iniciativas que possam ser implantadas em propriedades rurais, residências e espaços públicos.

Os participantes do dia de campo puderam conferir como funciona, na prática, a irrigação de frutas cítricas, da videira e das plantas de jaboticaba e de romã, assim como de outros alimentos produzidos para autoconsumo, como folhosas, temperos, tubérculos, abóbora, banana, melancia, melão, batata-doce e mandioca. O sistema também busca atender a propostas mais sustentáveis, com a utilização de energia fotovoltaica e armazenamento da água da chuva em cisternas.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...