Detalhes do Site

Museu Espaço Cultural Brigadeiro João Manoel Menna Barreto.



    2º Regimento de Cavalaria Mecanizado
    O Regimento possui uma alma! É um ser forte, que luta, sofre e vibra. É o herdeiro do 6º R C, o cavalariano pioneiro, defensor desta fronteira. A Cruz Grande, altiva e secular, mostra ao soldado o caminho do dever. Passam-se os anos, permanece o exemplo do nosso Patrono: o combatente sempre pronto para tudo o que lhe for exigido em nome do seu Regimento e da sua Pátria. Este é o Regimento João Manoel! Esta é a síntese de sua história de lutas, glórias e sacrifícios em prol do Exército, para a grandeza do Brasil.
    João Manoel Menna Barreto nasceu em 24 de janeiro de 1824 em Porto Alegre – RS. Assentou praça como voluntário em 1º de julho de 1839 no 1º Regimento de Cavalaria. Participou da campanha da província, até a pacificação do Rio Grande do Sul. Posteriormente, em 1851 e 1852, participou da Campanha contra Rosas e Oribe, tendo atuado no ataque a Paisandú, no Uruguai. Na primeira fase da Guerra do Paraguai, teve atuação decisiva no Combate de São Borja a 10 de junho de 1865, impedindo a continuação do avanço paraguaio na Província do Rio Grande do Sul. O ano de 1868 foi glorioso para João Manoel, distinguindo-se particularmente no dia 21 de dezembro, ocasião em que se apoderou das trincheiras do Piquisiri, atacando-as de flanco por ordem de Caxias e ficando senhor de mais de 30 canhões. No ataque de Peribebuí, João Manoel foi ferido mortalmente e faleceu a 12 de agosto de 1869. Lutava na vanguarda, como era de seu feitio, e já conquistara vários troféus de guerra, como bandeiras e armas do inimigo. Por ocasião da Guerra do Paraguai, na ordem do dia do Exército Nacional, relativa ao dia em que João Manoel faleceu, foi registrado e lamentado o acontecimento. Ficou também assinalado o seu ingresso na História do Brasil. Em sua homenagem, o 2º R C Mec (São Borja – RS) recebeu a denominação histórica de Regimento João Manoel. 2º RC Mec Espaço Cultural Brigadeiro Menna Barreto 
    Mais imagens do Espaço Cultural Brigadeiro João Manoel Menna Barreto.  
    2º Regimento de Cavalaria Mecanizada - pátio

    Vídeo do Espaço Cultural Brigadeiro João Manoel Menna Barreto.
    Vídeo 2º RC Mec Espaço Cultural Brigadeiro João Manoel Menna Barreto - São Borja - pátio
    Vídeo: Telmo de Lima Freitas - Tempos de Praça

    Ficam os nossos agradecimentos ao Sargento Ervandro pela atenção e responsabilidade.
    Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  clique aqui.
    Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas clique aqui.
    Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico clique aqui.
    Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas clique aqui.
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Museu Espaço Cultural Brigadeiro João Manoel Menna Barreto.
CEP 97670-000 - São Borja, RS
2º R C Mec. Região das Missões.
Telefone: (55) 3431-3177
Telefone2: (55) 3431-3851

Formulário para contato