Notícias

31/05/2018 12:07


Festa do Arroz Carreteiro Celebra o Aniversário de São Luiz Gonzaga

Diversas atrações ocorrem na Praça do Pajador neste final de semana
            No sábado (2) e domingo (3) o Complexo Turístico Jayme Caetano Braun irá receber as atrações e atividades da 5ª Festa do Arroz Carreteiro. Nesta edição, a festividade ocorre em homenagem aos 138 anos de emancipação político administrativa e 331 anos de história de São Luiz Gonzaga. A comissão organizadora informa que, mesmo em caso de chuva, a comemoração será mantida para este sábado e domingo. 
FESTIVAL DE TROVAS E PAJADAS
            No primeiro dia da festa, a partir das 14 horas, iniciam as apresentações do 1º Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun. A competição será realizada em três modalidades: Estilo Campeiro ou Mi Maior de Gavetão; Estilo Gildo de Freitas e Festival de Pajadas. A final do concurso – com a entrega da premiação em dinheiro e troféus confeccionados pelo escultor Vinícius Ribeiro aos vencedores – ocorrerá no domingo, às 13 horas. Os artistas interessados em participar poderão se inscrever no sábado, a partir das 9 horas, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. Após as apresentações, às 20 horas, a comunidade é convidada a prestigiar uma tertúlia livre que será promovida na Praça do Pajador.
ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO
            Diversas atrações também estão programadas para o domingo, dia do aniversário de São Luiz Gonzaga. Shows, homenagens, apresentações artísticas, exposições de trabalhos, atividades recreativas com o Senac, mateada com a Ervateira Rei Verde, estande da MB Farmácias, entre outras atividades.
            Nesta edição, 17 entidades/empresas irão realizar o preparo do tradicional arroz carreteiro que será servido aos visitantes. São elas: Piquete Entardecer do Pago; Metaltek Serviços Metálicos; Piquete Cultivando a Tradição; APARP e ASAS; Piquete Ponteiros do Rio Grande; Piquete Sombra do Cedro; UERGS; Piquete Vaca-Chaça; CTG Galpão de Estância; Piquete Pago Xucro; Piquete Querência Aberta; DN Carlos Bastos do Prado; Velocar S.L.G.; Caaró; Piquete Tropilha da Floresta e ONG Unidos Pelo Amanhã. Serão disponibilizados recipientes e talheres de plástico para a degustação do carreteiro. Os visitantes também poderão levar pratos e talheres.
            Confira a programação da 5ª Festa do Arroz Carreteiro:
Sábado (2 de junho)
Festa do Arroz Carreteiro
Local: Complexo Turístico Jayme Caetano Braun
14 horas: 1º Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun (inscrições no local do evento a partir das 9 horas)
20 horas: Tertúlia Livre (com artistas presentes e convidados)
Organização: Prefeitura de São Luiz Gonzaga e Setor de Turismo
Domingo (3 de junho)
Festa do Arroz Carreteiro e comemoração do aniversário do Município
Local: Complexo Turístico Jayme Caetano Braun
7 horas: Cavalgada em homenagem ao aniversário do município (saída em frente a Prefeitura de São Luiz Gonzaga em direção a Praça do Pajador)
7 horas: Café da manhã
8 horas: Homenagem dos cavalarianos, piquetes, CTG Galpão de Estância e DN Carlos Bastos do Prado ao aniversário do município
9 horas: 12º Casamento coletivo (Rádio Missioneira) 10 horas: Homenagem da Secretária de Educação, Cultura e Esporte (Semece) ao aniversário do município
11 horas: Abertura oficial da Festa do Arroz Carreteiro (com transmissão ao vivo do programa de Rádio Galpão de Estância – Rádio São Luiz)
11 horas: Transmissão do programa Laços da Amizade da Rádio Missioneira (apresentação de Lauro Roth com a participação de Maikon e Micheu)
12h30min: Show com Maikon e Micheu
12h30min: Degustação gratuita de arroz carreteiro a todos os presentes na celebração
13 horas: Etapa final do Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun e premiação
14h30min: Apresentação Vilson Rodrigues e Grupo Chapéu Velho
15 horas: Show de Moreno Batista
16 horas: Apresentação do Fênix Grupo Folklorico, CTG Galpão de Estância e DN Carlos Bastos do Prado
17 horas: Show de encerramento com Jorge Guedes & Família (participação especial de Doné Teixeira e lançamento do novo DVD do artista)
- Programação RecreArte
Local: Complexo Turístico Jayme Caetano Braun
14 horas: Teatro musical educativo "Dorinha em Ação"
16 horas: Desfile de moda da Loja Carangola
- Brinquedos infláveis do Sesc (entrada gratuita)
- Feira de adoção de animais (ACOPAN)
Realização: Enel, Sesc e Secretaria de Ação Social e Comunitária com o apoio do Sindicato Rural e Sindilojas
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga
Foto: Divulgação
Larissa Dorneles
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga - RS 
(55) 3352-9300

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...