Notícias

28/01/2020 11:19


Rota Missões destaca mais um município no Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo 2019/2021 foi divulgado com 2,694 Municípios e 333 regiões turísticas integrantes, os quais devem ser priorizados pela Política Nacional de turismo. Estas cidades devem receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor. O instrumento orienta a atuação do Mtur no desenvolvimento das políticas públicas, sendo atualizado a cada dois anos, podendo os municípios subirem ou caírem de nível, de acordo com seu desenvolvimento turístico.

São Luiz Gonzaga entrou na categoria topo dos municípios da Rota Missões, é um dos três municípios regional que está na categoria C do Mapa do Turismo Brasileiro. Atualmente a categoria é o nível máximo dos municípios que integram a Região. Com aumento da classificação, aumentam também os valores de recursos disponíveis para que o município consiga encaminhar projetos de investimentos nesta área. Na Rota Missões, somente os municípios de Santo Ângelo e São Borja também estão na categoria C.

A secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, ressaltou o trabalho realizado para que o município alcançasse uma melhor colocação. Segundo ela, a mudança ocorreu devido à adesão de empresas do ramo gastronômica e hoteleiro no CADASTUR, o que envolveu um trabalho de mobilização do Poder Público, Concelho Municipal de Turismo, empresas e DETUR. Rose também destacou a atuação do Executivo municipal, com a criação da secretaria de Turismo em 2019 e, a lotação de recursos destinados especificamente para o desenvolvimento do setor em São Luiz Gonzaga, sendo muito importânte para a conquista. Uma nova avaliação deverá ser realizada nos próximos dois anos e o município permanece mais otimista, pedindo o apoio de todos os empreendedores do setor, focando ainda mais no registro de empresas no CADASTUR.

O Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, busca promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. O registro é gratuito e garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados, sendo uma importante fonte de consulta para turistas.

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...