Notícias

31/07/2020 08:20


Ligam e desligam na sua cara?

Seu telefone toca, você para suas atividades e vai atender. Novamente trata-se de um número desconhecido, muitas vezes de prefixo 11, 21 ou 61. Quando você diz ‘alô’, desligam na sua cara, sem falar absolutamente nada. Logo você imagina um golpe, um trote e parece uma perseguição, afinal, isso ocorre várias vezes ao dia. Possivelmente seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, criado para atingir a maior quantidade possível de clientes-consumidores.
Seu nome está entre milhões de contatos numa lista de ‘mailing’ (correio), nada mais que um banco de dados que reúne nome, endereço postal, telefone, e dados adicionais de domínio público, ou seja, pessoas com potencial a ser tornar um possível consumidor dos produtos ofertados.
Um sistema disca automaticamente para vários contatos ao mesmo tempo. Por isso, quando você atende o telefone, após alguns segundos em silêncio a chamada é direcionada a um dos atendentes. Entretanto, como o sistema liga para vários clientes ao mesmo tempo, e não tem atendente pra todas as ligações, ele fala com o primeiro que atende e todas as outras chamadas são ignoradas até caírem.
Porque isso ocorre? Para que os profissionais de telemarketing tenham pouco tempo ocioso e o tempo de trabalho melhor aproveitado.
Apesar dos dissabores, este sistema é cada vez mais adotado por empresas que não se preocupam com os incômodos causados.

O que fazer?
Você pode barrar esta prática abusiva cadastrando sua linha no website ‘https://www.naomeperturbe.com.br/ ‘. Após o cadastro de um telefone fixo ou móvel nesta plataforma, os Bancos (e/ou seus respectivos Correspondentes (Consignados) selecionados) e as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações participantes do serviço, não poderão realizar qualquer oferta de operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado (Bancos) ou oferta de Telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet (Prestadoras) para esse telefone.

O PROCON RS também disponibiliza há anos de um bloqueio de telemarketing em seu saite (http://www.proconbloqueio.rs.gov.br/ ). Este bloqueio é mais específico.

Mas pode ser golpe! Inúmeras vezes, as ligações não se tratam de simples telemarketing, mas de golpes, visando tirar dinheiro das pessoas. Neste caso, a melhor ação é desligar imediatamente, e jamais fornecer dados ou confirmá-los. Na dúvida, busque auxilio junto ao PROCON ou procure a Delegacia de Polícia.
Valter Portalete

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...