Notícias

20/06/2022 11:57


Coopatrigo e Brevant Sementes promoveram encontro com produtores irrigantes

Na última quarta-feira a Coopatrigo em parceria com a Brevant Sementes esteve realizando um encontro com os produtores irrigantes da sua área de ação tratando sobre o uso racional de água em lavouras de milho de alto potencial.

Ao abrir o evento o Presidente Paulo Pires relatou que em 2012 a Coopatrigo promoveu um encontro para incentivar o uso da irrigação em nossa região e a partir daquele ponto a utilização desta tecnologia foi aumentando gradativamente e hoje a região possui uma das maiores áreas irrigadas do Rio Grande do Sul. “Continuamos acreditando que a irrigação é a única opção que temos para enfrentar situações climáticas adversas, mas temos que saber utilizar esses equipamentos para termos resultados em nossas propriedades e é isto que estamos fazendo hoje aqui com produtores que já possuem irrigação em suas propriedades”, afirmou  Paulo Pires dizendo ainda que a área técnica da Coopatrigo está sendo capacitada para atender esses produtores.

O palestrante deste encontro foi o professor Reimar Carlesso que atualmente ocupa da função de CEO da Irriga Global, detentora do Sistema Irriga criado para o monitoramento de sistemas de irrigação permitindo a maximização e eficiência do uso da água em área irrigadas. O Sistema Irriga foi criado na Universidade Federal de Santa Maria e hoje atua em vários países, principalmente da Europa onde o Professor Reimar Carlesso está residindo atuando na expansão da Irriga Global.

Além de trazer vários dados comparativos dos países onde a Irriga Global está trabalhando, Reimar Carlesso foi enfático em sua manifestação dizendo que sistemas de irrigação não podem ser utilizados somente para suprir a falta de chuvas, mas sim para se obter uma estabilidade de produção garantindo um teto produtivo que garanta resultados econômicos para o produtor. “Se tiver alguém aqui produzindo de 100 a 150 sacos de milho em uma lavoura irrigada tem algo errado e o uso da água não está sendo aproveitado”, afirmou Reimar Carlesso dizendo que o Sistema Irriga contribui para a busca desta “estabilidade” de produtividade com facilidade e rapidez no acesso à recomendação de irrigação. As recomendações de irrigação são disponibilizadas em tempo real, via internet, para cada pivô ou parte dele e com previsão da irrigação com 24 horas e 48 horas de antecedência. O produtor deve somente informar a cultura semeada, a variedade e/ou híbrido, data de semeadura, sistema de cultivo, espaçamento entre linhas e população de plantas.

Encerrando o encontro o representante da Brevant Sementes Eduardo Cigmonec agradeceu a presença de todos e a parceria com a Coopatrigo na realização do evento e falou sobre a empresa e o seu portfólio de sementes disponíveis junto a Coopatrigo sempre com tecnologias de ponta e anunciou para nessa próxima safra uma novidade da Brevant Sementes que é o novo Híbrido Hiper Precoce que é o B2315 Power Core Ultra que vem para atender a demanda dos produtores para realizarem uma segunda safra em áreas de pivô.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...