Notícias

14/07/2021 09:06


Otávio Reichert - INTEGRANDO - 14/07/2021

Feijoada e suas iguarias – No dia 10 de julho de 2021, sábado, foram vendidos mais de trezentos kits da Feijoada Solidária, organizada por integrantes santo-angelenses da Paróquia Sagrada Família. Parei o almoço para o registro fotográfico desta saborosa iguaria, que aos dias frios se torna especial.

D:MauricéiaEscola2020DownloadsIMG-20210710-WA0089.jpg

Parabenizo este grupo de trabalho também pela criatividade dos acompanhamentos: porções de couve, farofa, torresmo moído, pão, laranja e mensagem bíblica. Além da venda dos cartões e aquisição dos ingredientes foram três dias de trabalho prévio. A integração dos grupos da Renovação Carismática, do Emaús, Cursilho, Terço dos Homens, da Pastoral Familiar, do Movimento Schöenstatt e do JEM (Juventude em Movimento) resultou em mais um evento de sucesso, apoiados pelo padre Inácio e vigário Flávio. Parte da renda foi revertida para a Pastoral da Criança, que atende várias famílias locais.    
 
Sabemos que a feijoada é prato típico da culinária brasileira, criada pela culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil, e que fizeram uso dos miúdos de carne suína nas paneladas de feijão, e perceberam que as laranjas combinavam neste cardápio improvisado.
 
Gases: Por que a feijoada resulta em gases intestinais? Principalmente pela variedade de temperos que a acompanham, além das carnes gordurosas inseridas ao prato. Explicação sucinta: o feijão contém grande quantidade de açúcares (oligossacarídeos), os quais requerem a α-galactosidase para ser quebrada e digerida, porém nosso trato intestinal não possui esta enzima. Sem digerir partes desse alimento, vai fermentando durante o percurso digestivo com poucas alterações, sendo fermentado por bactérias boas que estão presentes no intestino, resultando na formação de gases (enxofre) e resultando em odores. Para amenizar a criação de gases convém diminuir os temperos como as pimentas, cebola, mostarda, bem como os industrializados, e fazendo uso maior dos temperos simples como coentro, salsinha, hortelã, tomate e cebolinha verde.

D:MauricéiaEscola2020DownloadsIMG-20210713-WA0083.jpg

Sentimentos: Que o GDF Os Farroupilhas externa pela perda do Seu Ribeiro, um sócio atuante desta entidade tradicionalista. Veio a óbito no sábado, 10 Jul. 2021.

    Deixou enlutados a esposa Elveni (Baixinha) e os filhos Gustavo e Everton. José Carlos Ribeiro foi patrão do GDF os Farroupilhas de 2001 a 2003, e vice-patrão em 2007 e 2008 com o Patrão Elói Grasel. Em várias gestões foi integrante do Conselho de Vaqueanos, além de Patrão de Honra.

 HumorO frio está fazendo economia em muitas casas. Ouvi a esposa dizendo para a diarista:

- Não precisa limpar o quarto de visitas, pois não foi usado e está limpo.

Acrescentei: - Nem o box do chuveiro, que também não foi usado esta semana.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...