Notícias

18/05/2022 09:19


Investigação Geológica busca vestígios da Redução de Santo Ângelo

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está realizando um trabalho de identificação do subsolo para determinar o local exato da antiga Redução de Santo Ângelo Custódio.
De acordo com o coordenador do Projeto Missões, Álvaro Theisen, a ideia é encontrar vestígios que apontem como era a estrutura urbana da Redução. “O que temos hoje é o local da igreja, mas estamos buscando outros pontos, como as casas, as oficinas, as verdadeiras dimensões desses espaços”, define.
Conforme Theisen, esse estudo poderá permitir, inclusive, a ampliação do museu a céu aberto que está no entorno da Catedral Angelopolitana, além de abrir outras janelas arqueológicas.
O scanner de solo consegue realizar a leitura de até 30 metros no subsolo e a identificação de fragmentos que permitam saber qual a estrutura existente. O trabalho está sendo feito numa parceria com os pesquisadores e o trabalho, além de Santo Ângelo, será realizado ainda nas redução de São João Batista, em Entre-Ijuís e São Lourenço, além do centro de São Luiz Gonzaga.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...