Notícias

18/05/2022 09:19


Investigação Geológica busca vestígios da Redução de Santo Ângelo

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está realizando um trabalho de identificação do subsolo para determinar o local exato da antiga Redução de Santo Ângelo Custódio.
De acordo com o coordenador do Projeto Missões, Álvaro Theisen, a ideia é encontrar vestígios que apontem como era a estrutura urbana da Redução. “O que temos hoje é o local da igreja, mas estamos buscando outros pontos, como as casas, as oficinas, as verdadeiras dimensões desses espaços”, define.
Conforme Theisen, esse estudo poderá permitir, inclusive, a ampliação do museu a céu aberto que está no entorno da Catedral Angelopolitana, além de abrir outras janelas arqueológicas.
O scanner de solo consegue realizar a leitura de até 30 metros no subsolo e a identificação de fragmentos que permitam saber qual a estrutura existente. O trabalho está sendo feito numa parceria com os pesquisadores e o trabalho, além de Santo Ângelo, será realizado ainda nas redução de São João Batista, em Entre-Ijuís e São Lourenço, além do centro de São Luiz Gonzaga.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...