Notícias

06/04/2020 08:00


Segredo Entre Mãe e Filho

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais descobrimos mistérios entre céu e terra, o que vale é a bondade a perseverança, educação e fé. Disseminada pelos jesuítas, por toda a Região das Missões brotam exemplos de fé ou lendas, que misturadas ao sangue dos índios dão essa cor, esse ar que só quem vem às missões conhece.
No interior de São Paulo das Missões, RS, distrito de Pinheiro Machado, trabalhava um agricultor e pai de família, Sr. Bohn, temente a Deus e devoto de Nossa Senhora. Naquele tempo era um lugar isolado e o lavrador vivia meio sozinho.
Ninguém sabe o motivo, morreu sem revelar sua tamanha fé, inabalável, que possuía à Virgem Maria. Sabe-se apenas que por algum motivo (por seus filhos, saúde, tempo) suplicou ajuda à mãe de Jesus e a teve. 
O fato é que desde então construiu uma pequena gruta, num cerro perto de onde tirava água.
Seus parentes mais próximos o indagaram, e ele sempre respondia: “O assunto é entre eu e nossa mãe, meu carinho está em cuidá-la, o merecimento do que recebemos está na continuidade e consideração no agradecimento, assim a graça alcançada será eterna. Gosto tanto de ver sua imagem quando vou buscar água, passeio pelo campo, a olho de longe, a sinto tão perto, sou protegido e mais forte".
Todavia, os animais e as intempéries por vezes destruíam a gruta e ele a reconstruía. Certo dia, porém, a imagem da Virgem Maria apareceu quebrada.  Pediu para uma de suas filhas que a restaurasse, como não foi possível isso magoou-o profundamente, ele não tinha cuidado tão bem de quem tanto tinha lhe dado, não podia ter para si uma imagem que era de todos. 
Por este motivo pegou todas as imagens de Nossa Senhora que possuía, e levou-as para o distríto de Pinheiro Machado (colonização alemã), junto à Igreja de São Pedro Alcântara. Lá se envolveu com a comunidade e da fé à Virgem Maria. A família se dedicava aos poucos a restaurar alguma imagem que aparecia, e quando viram, elas foram se multiplicando, chegando pelo correio, enviadas por devotos, em agradecimento ou amizade. Ninguém sabe o motivo, elas são muitas, sabe-se quem deu, sua representação, o material de que são feitas, origem, padroeira de algum continente, país, profissão, raça, cidade, região, algumas abençoadas pelo Papa, esculpidas em materiais raros, resgatadas, achadas, fabricadas, tem de tudo um pouco. Crianças com imagens pequenas da Mãe de Deus, são muitas, organizadas, mantidas, catalogadas com seus nomes e origens. 
Mas o motivo, a graça alcançada, o milagre... “O assunto é entre eu e nossa mãe, meu carinho está em cuidá-la! O merecimento do que recebemos está na continuidade e consideração no agradecimento e assim a graça alcançada será eterna”.
Versão: Roger Jaekel 

Um detalhe interessante que se nota nos visitantes é o interesse de crianças. Estas, reflexo de algo, levam imagens pequenas com outra visão, rezam e se vão, embelezando o oratório com imagens do evangelho. Coisa que essa terra missioneira tem de maior valor: perpetuar para as gerações suas tradições. Facebook = Isolde Bohn 
Imagens do Oratório de Nossa Senhora na Vila Pinheiro Machado em São Paulo das Missões, RS.
Site: Oratório de Nossa Senhora - Igreja de São Pedro Alcântara
Imagem: Oratório de Nossa Senhora - Igreja de São Pedro Alcântara
Site: # Roteiro do Chimarrão 
Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões
A Maior galeria de Imagens das Missões; 
Notícia: Novas Imagens no Oratório de Nossa Senhora
Notícia: Oratório de Nossa Senhora em São Paulo das Missões
Vídeo: Oratório Nossa Senhora 
Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico 
Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas
Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico 
Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...