Notícias

11/05/2021 14:39


Otávio Reichert - INTEGRANDO - 11/05/2021

   As mostardas – E a Fé! Disse Jesus que a semente do Grão de Mostarda era a menor do mundo e se transformava em árvore. Talvez o fosse naquela época, dentre as sementes usadas pelos fazendeiros palestinos que semeavam seus campos.
   A semente citada biblicamente tem +- 2mm, equivalendo dois pontos de uma caneta normal, e a árvore adulta pode chegar perto de 3 metros. Sobre as espécies de mostarda há várias espécies, diferenciadas pela cor. Produzida mundialmente, é empregada como tempero e também na medicina natural para artrite, como antifúngica e desinfecção corpórea.
   No Brasil a maior produção de mostarda se dá em São Paulo e região nordestina, principalmente a espécie plantada em canteiros, tipo hortaliça. Algumas variedades permitem o consumo das folhas, raízes, flores e caule, citando a “Brasica juncea” (marrom) que inicia sua produção entre os 40 e 70 dias após o plantio.

Estória das Histórias: DO INVISÍVEL AO EXUBERANTE
   Como é feito o tempero mostarda? As sementes são quebradas e peneiradas para tirar a casca e algumas vezes ainda moídas. É adicionado um liquido frio para desenvolver o sabor podendo ser a cerveja, vinho, vinagre ou apenas água. Temperado com sal e especiarias e novamente peneirada, e o envelhecimento resulta em sabores diferentes. As mais famosas são as mostardas inglesas, alemãs e francesas. Os EUA são os maiores consumidores mundiais.
      Sobre a Fé (divina), a comparação do grão de mostarda representa que de um minúsculo começo podemos alcançar o Reino de Deus, bastando que nos alimentemos pelas palavras do Evangelho e ações para com o semelhante. Que nossa fé possa se multiplicar e ampliar feito um grão de mostarda.
   Trigo no Ceará? Sim, e em grande escala. É o segundo estado com maior processador do cereal no Brasil, ainda perdendo para o RS. Parceria entre empresários e a Embrapa mostrou alta produtividade.
   A expectativa aumenta ainda mais pelo abastecimento hídrico das águas do Rio São Francisco através da transposição, liberadas desde março de 2021. O resultado é surpreendente, de até 5,3 toneladas por hectare para um ciclo de apenas 75 dias. A produtividade chegou a ser maior (6 ton. p/hectare), porém em um ciclo de 90 dias. Para fazer comparativo, no Sul um ciclo leva em média 150 dias e a produtividade entre 2,6 toneladas e 2,8 toneladas.
  O projeto de plantio de trigo no ensolarado e seco Ceará tem mais de 20 anos. Aliada à produção gaúcha, ficamos mais independentes da Argentina, atualmente em crise, de onde o Brasil importava boa quantidade.
   Covid - Máscaras contaminadas – O primeiro alerta veio da Alemanha, demonstrados em telas microscópicas. E conforme um competente bioquímico santo-angelense também devem estar presentes com as máscaras que vêm ao Brasil, e explicou: um dos principais parasitas do algodão são os nematoides, vermes citados na reportagem. A demanda por algodão com essa pandemia aumentou absurdamente, e a China com certeza não está refugando nada e essas fábricas de fundo de quintal que tem lá deve comprar algodão de baixa qualidade, inclusive parasitados. Menos pior que esses nematoides que parasitam o algodão são inócuos aos seres humanos, não causando nenhum tipo de doença.
  Humor – Um professor de química queria alertar os alunos sobre os malefícios das bebidas alcoólicas. Para demonstração, usou um copo de água, outro de cerveja e dois vermes. Colocou um verme na água e outro na cerveja, e todos comprovaram que o da água ficou nadando tranquilamente, enquanto o da cerveja ficou imobilizado no fundo do copo.
- O que nós aprendemos depois de fazer esta experiência?
E Joãozinho: -  Aprendemos que bebendo cerveja ficaremos livres dos vermes!

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...