Detalhes do Site

Clube Harmonia



  • Sobre

  • Na ação e na atitude de vários homens se constrói um patrimônio, local onde se guarda a pureza de mais de dez décadas com histórias que se repetem, emocionam e que se encontram, historias que embelezam a cidade e que dignificam um município, historias de pessoas guerreiras que um dia vivenciaram, amaram e construíram o Clube Harmonia.

    Fundado em 06 de junho de 1905, o Clube Harmonia foi inaugurado em 1º de janeiro de 1906.

    A sede social do Clube Harmonia já serviu de hospital, onde a Cruz Vermelha de São Luiz Gonzaga  depositou feridos originários de um combate travado em São Lourenço, entre as forças comandadas por Honório Lemes e tropas legalistas, por ocasião da Revolução de 1923.

    A 1º sede do Clube Harmonia foi na Av. Senador Pinheiro Machado, ao lado da antiga casa Gaúcha, hoje Rainha das Utilidades, exatamente onde esta a loja Pé no Chão. Era uma casa antiga, onde residiu o Sr Lindolfo Gonçalves de Oliveira, foi demolida e cedeu lugar a construção atual.

    Em 1912 a sociedade tinha como presidente o Senhor Marcelino Barreira que foi substituído pelo Sr. Virgílio Correa por ter sido eleito no período de 1913, ao extinguir-se a loja Masson existente na época do qual fizeram parte os cidadãos Januário Machado, Manuel Mamed de Souza, José Vieira Marquez Primo e Vicente Ferrer do Prado houveram por bem seus associados fazerem a doação da sua sede, ao Clube Harmonia, local onde esta sediada a sociedade.

    O tempo imortaliza os verdadeiros articuladores da sociedade o trabalho voluntário, a dedicação ilimitada transcorrem de um ano para outro, foram sonhadores, autênticos e acima de tudo audaciosos.

    Lembramos com fervor aqueles que um dia dedicaram seu maior tempo a um clube social, abandonando muitas vezes o seu lar o seu trabalho em busca de entretenimento, identidade, em busca do melhor para São Luiz Gonzaga.

    A cada nova gestão, surgiram novos desafios, ideais e planos para acompanhar essa transição de um tempo e de outro. Os presidentes do Clube Harmonia tiveram de ousar e arriscar com suas ideias. A iniciativa das diretorias e de cada presidente em seus mandatos foram peças essenciais para obtenção de um clube moderno, humanitário ao qual podemos nos orgulhar hoje.

    A cada novo ano uma nova vitória a cada nova gestão um objetivo uma realização. Foram tantos os sonhadores, tantos empreendedores, tantos são-luisenses que marcaram essa terra e eternizaram o Clube Harmonia.

Informações

Clube Harmonia
São Luiz Gonzaga, RS
Rua São João, 1718
Telefone: (55) 3352-1180

Formulário para contato