Detalhes do Site

Cardeal Amarelo - Guerreiro do Pampa Gaúcho



    É um pássaro de extraordinária beleza física e sonora. Sua plumagem é em grande parte amarela, com uma longa cauda. A parte fundamental do seu nome vem da crista. Ambos os sexos têm uma crista preta e garganta com uma bela mancha preta contrastante com a coloração amarela que a margeia. O bico, olhos e pernas de ambos os sexos são escuros.
    O macho tem uma sobrancelha amarela e listra malar também amarela. Possui uma faixa trans-ocular preta que parte do bico e vai diminuindo de intensidade até atingir a parte posterior aos olhos e próximo da nuca. Seu peito, ventre e crisso são amarelos, mas menos intenso em coloração que a sobrancelha. O manto é amarelo-oliva, salpicado de pequenas listas escuras, terminando em uma cauda amarela com retrizes centrais escuras.
    A fêmea é similar, exceto as listras faciais que são brancos, e ela tem a plumagem do peito e flancos cinza, com amarelo restrito à barriga e parte inferior da cauda. 
    Os jovens são similares às fêmeas, com coloração esmaecida e mancha gular menos intensa e definida. A crista dos jovens também é menor do que nos indivíduos adultos. O Cardeal Amarelo é uma espécie de porte médio, mede cerca de 19,2 cm de comprimento. 

  • Sobre

  • Atualmente, estima-se que existam menos que 100 indivíduos da espécie no ambiente natural. Já a população em cativeiro no Brasil, concentrada majoritariamente nas mãos de criadores amadoristas, ultrapassa a população em vida livre. Daí a necessidade de se criar e manejar uma população cativa como estoque de segurança, a fim de orientar a implementação de ações de conservação de seu ambiente e potencial reintrodução em médio e longo prazo. 
    Cardeal-amarelo - Guerreiro do Pampa Gaúcho
    O Pássaro Cardeal, Crista Vermelha“O Guerreiro dos Pampas”. 
    Vídeo: Pássaro Cardeal do Sul. Canto Clássico do Guerreiro dos Pampas.

     

Informações

Cardeal Amarelo - Guerreiro do Pampa Gaúcho
Outros, RS
Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato