Detalhes do Site

Antiga Usina Hidrelétrica de Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá



    A antiga usina hidrelétrica, situada na divisa dos municípios de Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá, é um ponto turístico compartilhado por ambos os municípios do Noroeste Gaúcho. Estrategicamente acessada pela comunidade Santana, em Boa Vista do Buricá, a usina, localizada às margens do Rio Inhacorá, recebe visitantes frequentes, que percorrem cerca de 3,3 km de estrada de chão a partir do trevo de acesso à cidade.

    A história desse local inicia em 1927, quando o projeto foi proposto por Paulo Trepte, vinda da Saxônia, na Alemanha. A construção iniciou a partir de um açude de 90 m de comprimento e 4 metros de profundidade. Mas somente em a partir de 1948 ocorreu efetivamente o processo de eletrificação em Boa Vista do Buricá, se estendendo até 1954, período em que o território ainda pertencia ao município de Três Passos.

    Paulo Trepte, que passara por problemas financeiros, contou com a colaboração de amigos para a concretização do seu ambicioso projeto. A expansão da rede hidrelétrica beneficiou diversas comunidades, desde Boa Vista do Buricá até São José do Inhacorá. No entanto, o início foi marcado por desafios operacionais, como problemas na turbina devido a condições climáticas extremas.

    Hoje em dia, a captação de água pela Corsan abastece Boa Vista do Buricá, enquanto a antiga turbina se encontra em exposição no pátio da Certhil, em Três de Maio. 

    Certhil é uma uma cooperativa de geração e distribuição de energia elétrica, com sede em Três de Maio, que atende os municípios da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul

     

  • Sobre

  • Boa Vista do Buricá, município cuja colonização iniciou na década de 1920, se destaca por sua rica história e superação de desafios. Inicialmente colonizado por teuto-brasileiros, o local testemunhou a formação de uma comunidade diversificada, incluindo descendentes de italianos.

    Enfrentando adversidades como a proibição do uso do alemão durante a Segunda Guerra Mundial, a população demonstrou resiliência e cooperação. Hoje, o município, com aproximadamente 7 mil habitantes, preserva não apenas sua história, mas também o meio ambiente, evidenciado pela integração sustentável com os coqueiros locais. Boa Vista do Buricá destaca-se não só pelo seu passado, mas pelas potencialidades culturais e ambientais que moldam sua identidade única.

Informações

Antiga Usina Hidrelétrica de Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá
CEP 98918000 - Boa Vista do Buricá, RS
Linha Pardo, interior
Telefone: (55) 3538-1155

Formulário para contato