Detalhes do Site

Cascata do Ceretta



    Mais um destino natural nos espera de braços abertos na região da grande Santa Rosa, a Cascata do Ceretta, um destino incrível localizado no município de Tucunduva, na Rota do Rio Uruguai. 

    A Cascata do Ceretta, ou cascatinha como é popularmente chamada pelos moradores locais, é um destino importante da cidade. Para chegar até a cascata, é necessário passar pela serraria do seu Vilson, um senhor muito simpático que indicará o caminho com uma pequena trilha até o local, dizem que ele nunca impediu ninguém de passar por sua propriedade para visitar o atrativo. A visita à cascata é gratuita e um convite para apreciar a natureza em sua forma mais pura e deslumbrante.

    Não há muita infraestrutura no local, o atrativo não conta com banheiros, churrasqueiras ou similares. O estacionamento é próximo, junto ao acesso da trilha, porém na serraria. 

    É importante respeitar a natureza e o atrativo. Tomar cuidado para não deixar lixo jogado por lá é um sinal de educação e respeito, não somente com a natureza, mas com o seu Vilson, que repara o lugar voluntariamente. 

  • Sobre

  • Tucunduva, é um dos municípios que integram a Rota Turística do Rio Uruguai, fica próximo de Santa Rosa e distante cerca de 500 quilômetros de Porto Alegre. A cidade foi fundada em 10 de setembro de 1959 e tem uma população de 5.542 habitantes, conforme o Censo de 2022. A economia do município é baseada em atividades agropecuárias, com destaque para a produção de soja, trigo e milho.

    história de Tucunduva remonta ao ano de 1920, quando as primeiras fontes de colonização vindas de Bento Gonçalves chegaram à região. Os primeiros habitantes eram originários de diferentes grupos étnicos, como alemães, italianos e poloneses. A cidade, cujo nome é uma homenagem a João Tucunduva, um dos primeiros moradores encontrados pelos colonizadores, é conhecida por suas ruas arborizadas proporcionando sombra e conforto aos pedestres e veículos durante o verão.

Informações

Cascata do Ceretta
CEP 98930000 - Tucunduva, RS
Rua Prof. Antônio Barela, 378-3232, interior
Telefone: (55) 3542-1022

Formulário para contato