IMAGENS

Capela Aparecida

História 
     A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.
     O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!
    A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.
Informação e localização da Capela da Boa Vista. 

Vídeo da Capela de Aparecida.
     Muitos outros milagres aconteceram. Vejamos alguns deles:
     Milagre das Velas
     Milagre das Velas Segundo relata a história de Fé, em um dos momentos de devoção dos primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida, as velas que iluminavam o local repentinamente se apagaram. As pessoas ficaram atônitas com o ocorrido e começaram a entrar em pânico. Mas passado pouco tempo, as velas milagrosamente acenderam-se novamente ao bater do vento.
     A libertação do escravo Zacarias
     A libertação do escravo Zacarias Como se sabe, o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida aconteceu em um momento triste da história do Brasil: a escravidão. O povo negro sofria nas mãos dos donos das terras. A “Mãe negra” veio para dar uma lição de vida e amor ao próximo.
     Foi o que aconteceu com o escravo Zacarias, que havia fugido de uma fazenda do Paraná e era caçado por todos os cantos, até ser encontrado no Vale do Paraíba. 
     Preso, Zacarias acorrentado nos pulsos e nos pés. O caminho de volta passava próximo à capela que havia sido construída para a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Então, o escravo pediu permissão ao seu caçador para rezar diante da imagem.
     Incrédulo, o caçador deixou. A fé de Zacarias foi tamanha que milagrosamente as correntes se romperam, deixando-o livre. Diante do milagre, o caçador acabou por libertá-lo.
    O cavaleiro ateu
    O cavaleiro ateu Desde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, e ao longo da história, muitos espaços foram construídos para que a devoção à “Mãe negra” pudesse acontecer. Esses locais sempre recebiam grande número de pessoas que colocavam nas mãos da Mãe de Deus a vida. Mas também era destino de muitos incrédulos. 
     Esse milagre aconteceu com um deles. Passando por Aparecida e vendo a fé dos romeiros, zombou e tentou entrar na Igreja a cavalo para destruir o local e alcançar a imagem. Porém, o que esse cavaleiro não esperava era que as patas do animal ficassem presas em uma pedra. A partir daí, o homem passou a acreditar.
     A pedra em que o cavalo ficou preso pode ser vista na Sala dos Milagres no Santuário Nacional de Aparecida.

Outras imagens

A Doçura da Páscoa em Tuparendi: Um Mundo de...

A Doçura da Páscoa em Tuparendi: Um Mundo de...

Tuparendi, um município da região noroeste do Rio Grande do Sul, integrante da Rota do Rio Uruguai, é conhecido não apenas por sua beleza natural e cultura vibrante, mas também por suas celebrações festivas, especialment...

Ver detalhes »

Missa da Matriz Nossa Senhora de Aparecida -...

Missa da Matriz Nossa Senhora de Aparecida -...

Neste final de semana, o último do mês de novembro, o município de Tuparendi, região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, celebrou a Festa de Cristo Rei, com uma programação para lá de especial. O Portal das Missões ...

Ver detalhes »

23ª Trilha dos Santos Mártires das Missões

23ª Trilha dos Santos Mártires das Missões

Foi dada a largada em mais uma edição da Trilha dos Santos Mártires Apoio: Erva Mate Verde Real | Prove a erva do povo do Sul, com sabor sem igual!  Na manhã deste domingo (12), um grupo de aproximadamente 50 tri...

Ver detalhes »