IMAGENS

Cerro Inhacurutum

O Cerro do Inhacurutum, localizado no municipio de Roque Gonzales RS, possui cerca de 734 metros de altura ao nível do mar e 176 metros de altura medida no local, sendo o ponto mais elevado do município.
O tempo de glória indígena foi sob o reinado do Período Nheçuano, do Cacique Nheçu. Nheçu foi o primeiro chefe indígena que ousou se opor à mudança de seus costumes ancestrais, trazida pelos padres da Companhia de Jesus, os quais, ardilosamente, buscavam enfraquecer o poderio dos caciques, simbolizado pela união com outras famílias, através dos vários casamentos do cacique com diversas esposas, dando uma prova de sua influência tribal pela união com estas famílias...As tribos Guarani variavam até um máximo de 300 índios e a de Nheçu estava baseada nas proximidades do Cerro do Inhacurutum.  
"Nas terras de Nheçu e Santo Roque Gonzales  "o Jesuíta", sobre as bênçãos dos herói e nossos ancestrais subimos o Cerro Missioneiro que feito de Itacuru testemunhou o nascimento do Riogrande e está raça altiva e singular na qual muito nos orgulha de ter nascido Gaúcho.
Nascente que desce fecundando a terra, vista a perder de vista é mais que um marco, é mirante de onde viemos e iremos. "Que beleza, meu Deus!" que bom ter vindo, ter vivo e estar vivo.
Inhacurutum, quem te cruza as trilhas não te esquece jamais, chão sagrado e silencioso, marco de que esta terra tem dono, Protagonista de várias histórias e fatos dos antepassados pisaram este chão o CERRO DO INHACURUTUM esteve presente no Martírio dos Padres Jesuítas, com o Cacique Nheçu e o povo Guarani, na Lenda do Monge de Porto Xavier e muitos mais fatos que se perda na bela vista do horizonte missioneiro de INHACURUTUM Roger Jaekel".

Outras imagens

A Doçura da Páscoa em Tuparendi: Um Mundo de...

A Doçura da Páscoa em Tuparendi: Um Mundo de...

Tuparendi, um município da região noroeste do Rio Grande do Sul, integrante da Rota do Rio Uruguai, é conhecido não apenas por sua beleza natural e cultura vibrante, mas também por suas celebrações festivas, especialment...

Ver detalhes »

Missa da Matriz Nossa Senhora de Aparecida -...

Missa da Matriz Nossa Senhora de Aparecida -...

Neste final de semana, o último do mês de novembro, o município de Tuparendi, região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, celebrou a Festa de Cristo Rei, com uma programação para lá de especial. O Portal das Missões ...

Ver detalhes »

23ª Trilha dos Santos Mártires das Missões

23ª Trilha dos Santos Mártires das Missões

Foi dada a largada em mais uma edição da Trilha dos Santos Mártires Apoio: Erva Mate Verde Real | Prove a erva do povo do Sul, com sabor sem igual!  Na manhã deste domingo (12), um grupo de aproximadamente 50 tri...

Ver detalhes »