Notícias

17/12/2019 14:23


PREFEITOS FAZEM MANIFESTAÇÃO EM FAVOR DOS MUNICÍPIOS

A Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, preocupada com as consequências da PEC 188/2019, realizou na manhã desta sexta-feira (13/12), após a abertura oficial da 9° Esposafi em Senador Salgado Filho, uma manifestação em favor dos pequenos municípios.
A proposta de emenda à constituição intitulada como Pacto Federativo inclui o Art 115 aos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias prevê a extinção dos Municípios com até 5 mil habitantes que não comprovarem, até o dia 30 de junho de 2023 sua sustentabilidade financeira. Como metodologia para essa definição, o § 1 º do referido artigo atesta a sustentabilidade mediante a comprovação de que o respectivo produto da arrecadação dos impostos (IPTU e ITBI) devem corresponder a, no mínimo, 10 da sua receita.
O Rio Grande do Sul possui 231 municípios nesta situação e a nossa região de abrangência da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste tem 9 municípios ameaçados. A indignação se dá por Grande parte dos pequenos municípios terem sua economia baseada na produção primária, sendo que sobre esta produção, a arrecadação é de competência estadual ou nacional, cujos impostos não são contabilizados para os cofres municipais.
O movimento de hoje foi liderado pelo Vice-presidente da AMUFRON Vilmar Horbach, pois Presidente Leonel Petry está em viagem de Férias e teve como objetivo expor a preocupação, e fazer valer a luta das lideranças que por almejarem melhores condições de vida para suas comunidades, encabeçaram movimentos emancipacionistas e fazendo valer a vontade da maioria através de um plebiscito foram emancipadas, segundo Prefeito Vilmar. Ressaltou ainda a diferença do atendimento que a população recebe hoje e o que era antes das emancipações.
Tivemos diversas manifestações de prefeitos da AMUFRON, participação de prefeitos da AMM, bem como comunidade em geral.
Estamos em alerta, e pedimos encarecidamente que os Deputados e Senadores sejam sensatos pois É NO MUNICÍPIO QUE TUDO ACONTECE.
Fonte AMM

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...