Notícias

16/03/2020 09:28


PRESIDENTE DA AMM/FUNMISSÕES, PARTICIPOU DE ENCONTRO SOBRE A TRAJETÓRIA DO IPHAN NAS MISSÕES

      PRESIDENTE DA AMM/FUNMISSÕES, PREFEITO PURANCI BARCELOS DOS SANTOS, PARTICIPOU EM PORTO ALEGRE DE IMPORTANTE ENCONTRO QUE TRATOU SOBRE A TRAJETÓRIA DO IPHAN NAS MISSÕES

      Um dos mais ricos conjuntos arqueológicos em territórios brasileiros e reconhecido como Patrimônio Mundial, as Missões Jesuíticas Guaranis guardam a memória da ocupação do Sul do país entre os séculos XVII e XVIII e das relações culturais que se estabeleceram entre os povos nativos e missionários jesuítas europeus. A trajetória da preservação do Patrimônio Cultural no local ser foi o tema da primeira edição do Programa Patrimônio Vivo, projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Sul (Iphan-RS).
      Conduzido pelo arquiteto e servidor do Iphan Luiz Antônio Bolcato Custódio, o encontro aconteceu no dia 11 de março, na sede da superintendência do Iphan-RS. Na ocasião, foi abordado o percurso da atuação do Iphan na proteção e promoção do Patrimônio Cultural nas Missões Jesuíticas Guaranis.

      MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
      As Missões Jesuíticas Guaranis, como um sistema de bens culturais transfronteiriços envolvendo o Brasil e a Argentina, compõem-se de um conjunto de cinco sítios arqueológicos remanescentes dos povoados implantados em território originalmente ocupado por indígenas, durante o processo de evangelização promovido pela Companhia de Jesus nas colônias da coroa espanhola na América, durante os séculos XVII e XVIII. No Brasil, estão localizadas as ruínas do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, mais conhecido como ruínas de São Miguel das Missões.
     Em 1938, esses remanescentes foram tombados como Patrimônio Cultural Brasileiro. Dois anos depois, foi criado o Museu das Missões, destinado ao recolhimento e à guarda da estatuária da Igreja de São Miguel. Em 1983, juntamente com as Missões localizadas em território argentino de San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María La Mayor, São Miguel das Missões foi declarada Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.
     Contado pelo Arquiteto Custódio, a trajetória do IPHAN nas Missões, tem muitos momentos de emoção e que nos fazem passear pelo passado recente na antiga Vila de São Miguel, que guarda o maior e mais importante monumento comprobatório da história missioneira.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...