Notícias

14/04/2020 08:27


Prevenção contra o coronavírus: como higienizar legumes, frutas, verduras e embalagens de produtos

Mesmo com a orientação das autoridades em saúde para evitar o contato social e combater o avanço do coronavírus, ainda é necessário fazer algumas atividades na rua. A ida ao supermercado para comprar alimentos é uma dessas saídas indispensáveis, mas há cuidados que podem ser tomados para evitar a contaminação, como a higienização de frutas, legumes, verduras e embalagens de produtos. 

Para economizar o álcool gel, a nutricionista do Sesc Lajeado, Juliette Carvalho, mostra outras alternativas para limpar de embalagens plásticas: “Podemos guardar o álcool gel para a higienização das mãos, que é mais importante. Na higienização das compras, você pode utilizar a água sanitária, diluindo uma colher de sopa em um litro de água, ou água e sabão. É importante separar uma esponja para utilizar apenas na limpeza das embalagens e depois lavá-las em água corrente para tirar o excesso”.

A mistura de água potável e água sanitária - usando a medida de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água - também é a melhor opção para higienizar frutas, verduras e legumes em casa. “As frutas e legumes mais resistentes, como maçã, laranja, melão, banana, batata e cenoura, por exemplo, devem ser retiradas das embalagens do mercado e armazenadas em fruteiras. Já as verduras mais sensíveis ao calor, especialmente as folhosas, como alface e rúcula, ou até mesmo aqueles alimentos que já estiverem mais maduros, devem ser armazenados na geladeira, mas antes devem ter suas embalagens originais substituídas por potes ou saquinhos plásticos próprios para guarda de alimentos”, acrescenta a coordenadora de Nutrição do Sesc/RS, Cláudia Rodrigues.

A higienização (com água corrente) e desinfecção (com a solução clorada) deve ocorrer apenas antes do consumo, para não gerar um ambiente úmido que favoreça a multiplicação de bactérias e evitar que estraguem mais rapidamente. Os alimentos que terão a casca desprezada deverão ser lavados primeiramente em água corrente e a solução com cloro poderá ser passada com uma bucha ou escova destinada somente para esse uso.  Depois, é só enxaguar com água corrente novamente e secá-los com papel toalha antes de consumir.

“Já os alimentos que serão consumidos com casca ou que não possuem cascas, devem ser lavados criteriosamente, um a um, inicialmente em água corrente e depois imersos em solução clorada por 15 minutos, para depois serem novamente enxaguados em água corrente, retirando resíduos do cloro”, finaliza Cláudia.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac entende que este é um período de risco à saúde coletiva e, neste momento, preza ainda mais pelo cuidado e bem-estar da sociedade, clientes e colaboradores. Por isso, estamos tomando as providências possíveis para minimizar a propagação da Covid-19 e não sobrecarregar os serviços de saúde sem necessidade - entre elas, o adiamento ou o cancelamento de eventos que gerem aglomeração e a suspensão das atividades de todas as unidades Sesc/RS e Senac-RS, conforme orientação das autoridades públicas. Para continuarmos próximos das pessoas neste período de isolamento, disponibilizamos o portal www.pertodevc.com.br, onde estão mais de 300 cursos e serviços gratuitos para que todos possam se manter em atividade, tanto as educativas quanto de saúde e bem-estar, sem sair de casa. Mais informações pelos canais de Fale Conosco dos nossos sites, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) e demais canais oficiais de comunicação. Acesse www.pertodevc.com.br

Jéssica Mello 

Moglia Comunicação Empresarial

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...