Notícias

28/04/2020 11:27


Pref Santo Ângelo, novas medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus

       Decreto estabelece novas medidas de postura sanitária no enfrentamento à Covid-19

      Multa para quem frequentar estabelecimentos comerciais sem uso de máscaras e a adoção de barreiras sanitárias são as principais alterações

    O Governo Municipal de Santo Ângelo publicou nesta terça-feira, 28, o decreto número 3.908 que estabelece novas medidas para fins de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus. Entre as mudanças estão à obrigatoriedade de uso de máscaras para quem frequentar estabelecimentos comerciais, agências bancárias e templos religiosos, determinação de critérios de ocupação de espaços de uso comuns e responsabilização pelo descumprimento das orientações. Além da adoção das barreiras sanitárias.
    As mudanças foram estabelecidas em consonância com os membros do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 diante da confirmação de um caso da doença em Santo Ângelo.
    O prefeito Jacques Barbosa destaca que o Comitê faz uma avaliação permanente da situação para adotar as medidas. “O desafio é muito grande e todos nós somos responsáveis pela nossa e pela proteção dos demais, por isso, temos que seguir as recomendações de evitar aglomeração, usar máscara, usar álcool em gel e manter o devido distanciamento social”, afirma o prefeito.
    As novas medidas não alteram as recomendações do município sobre o funcionamento de serviços e comércio na cidade, que estão contempladas no decreto anterior.
    De acordo com o prefeito, será dado um prazo de 48 horas para que as pessoas tomem conhecimento do decreto. A partir daí, será aplicada multa de R$ 150,00 para a empresa e R$ 150,00 para o cliente que estiveram sem máscara. Também passa a ser obrigatório o uso de máscaras por todos os trabalhadores e usuários do transporte coletivo e individual dos passageiros, incluindo os serviços de táxi e de aplicativos.
   Os valores arrecadados serão revertidos para um Fundo de Combate ao Coronavírus. A fiscalização será feita pelas equipes da Prefeitura, mas Jacques destacou que a população deve colaborar, orientando os demais e até mesmo cobrando o uso da proteção individual.
   O telefone disponibilizado para as denúncias é o 99707-1919.
   BARREIRAS SANITÁRIAS
   Também serão implementadas barreiras sanitárias. Na Estação Rodoviária, equipe formada pela Secretaria Municipal de Saúde, 1º Batalhão de Comunicações e Brigada Militar estarão recepcionando as pessoas que chegarem. Elas preencherão um formulário e passarão pela verificação da pressão arterial. Para isso, foram adquiridos termômetros a laser. Em caso de temperatura corporal acima de 38º C, a pessoa será encaminhada à UPA para uma melhor verificação. Esse trabalho será realizado na chegada dos ônibus das localidades consideradas de risco e terá início no final da tarde desta terça-feira, 28.
    ATUALIZAÇÃO
   O secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, atualizou as informações sobre os casos suspeitos. Segundo ele, segue apenas a confirmação extra-oficial de um caso no município. O paciente, um caminhoneiro de 39 anos, segue internado na UTI do Hospital Santo Ângelo.
   Outro paciente suspeito também está internado na UTI do HSA e outra pessoa internada no Hospital Unimed Missões. Além disso, 238 casos de pessoas com síndrome gripal estão sendo monitorados.
Cavalheiro explicou que o caso do caminhoneiro somente será tratado como oficial com a confirmação através do exame enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Segundo ele, o teste-rápido precisa ser feito após dez dias do contato da pessoa com alguém contaminado. Por isso, somente na próxima segunda-feira, 4, os familiares e amigos que tiveram contato com o caminhoneiro irão passar pelo teste. Todos estão em isolamento domiciliar e monitorados pela Secretaria de Saúde.
“Ainda estamos com uma situação bem mais controlada do que outras regiões do Estado, mas o enfrentamento exige que estejamos com atenção constante, promovendo qualquer ajuste que o cenário exigir”.
   O coordenador regional de Saúde, Iury Zabolotsky, destacou que é muito importante que as pessoas adotem as medidas preventivas, seguindo as orientações de distanciamento social, para que o impacto da pandemia continue sendo o menor possível em Santo Ângelo e na região missioneira.
   Também participaram da coletiva, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adelar Cavalheiro, e a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Bernardi.
Fonte Pref Santo Ângelo 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...