Notícias

11/05/2021 14:39


Otávio Reichert - INTEGRANDO - 11/05/2021

   As mostardas – E a Fé! Disse Jesus que a semente do Grão de Mostarda era a menor do mundo e se transformava em árvore. Talvez o fosse naquela época, dentre as sementes usadas pelos fazendeiros palestinos que semeavam seus campos.
   A semente citada biblicamente tem +- 2mm, equivalendo dois pontos de uma caneta normal, e a árvore adulta pode chegar perto de 3 metros. Sobre as espécies de mostarda há várias espécies, diferenciadas pela cor. Produzida mundialmente, é empregada como tempero e também na medicina natural para artrite, como antifúngica e desinfecção corpórea.
   No Brasil a maior produção de mostarda se dá em São Paulo e região nordestina, principalmente a espécie plantada em canteiros, tipo hortaliça. Algumas variedades permitem o consumo das folhas, raízes, flores e caule, citando a “Brasica juncea” (marrom) que inicia sua produção entre os 40 e 70 dias após o plantio.

Estória das Histórias: DO INVISÍVEL AO EXUBERANTE
   Como é feito o tempero mostarda? As sementes são quebradas e peneiradas para tirar a casca e algumas vezes ainda moídas. É adicionado um liquido frio para desenvolver o sabor podendo ser a cerveja, vinho, vinagre ou apenas água. Temperado com sal e especiarias e novamente peneirada, e o envelhecimento resulta em sabores diferentes. As mais famosas são as mostardas inglesas, alemãs e francesas. Os EUA são os maiores consumidores mundiais.
      Sobre a Fé (divina), a comparação do grão de mostarda representa que de um minúsculo começo podemos alcançar o Reino de Deus, bastando que nos alimentemos pelas palavras do Evangelho e ações para com o semelhante. Que nossa fé possa se multiplicar e ampliar feito um grão de mostarda.
   Trigo no Ceará? Sim, e em grande escala. É o segundo estado com maior processador do cereal no Brasil, ainda perdendo para o RS. Parceria entre empresários e a Embrapa mostrou alta produtividade.
   A expectativa aumenta ainda mais pelo abastecimento hídrico das águas do Rio São Francisco através da transposição, liberadas desde março de 2021. O resultado é surpreendente, de até 5,3 toneladas por hectare para um ciclo de apenas 75 dias. A produtividade chegou a ser maior (6 ton. p/hectare), porém em um ciclo de 90 dias. Para fazer comparativo, no Sul um ciclo leva em média 150 dias e a produtividade entre 2,6 toneladas e 2,8 toneladas.
  O projeto de plantio de trigo no ensolarado e seco Ceará tem mais de 20 anos. Aliada à produção gaúcha, ficamos mais independentes da Argentina, atualmente em crise, de onde o Brasil importava boa quantidade.
   Covid - Máscaras contaminadas – O primeiro alerta veio da Alemanha, demonstrados em telas microscópicas. E conforme um competente bioquímico santo-angelense também devem estar presentes com as máscaras que vêm ao Brasil, e explicou: um dos principais parasitas do algodão são os nematoides, vermes citados na reportagem. A demanda por algodão com essa pandemia aumentou absurdamente, e a China com certeza não está refugando nada e essas fábricas de fundo de quintal que tem lá deve comprar algodão de baixa qualidade, inclusive parasitados. Menos pior que esses nematoides que parasitam o algodão são inócuos aos seres humanos, não causando nenhum tipo de doença.
  Humor – Um professor de química queria alertar os alunos sobre os malefícios das bebidas alcoólicas. Para demonstração, usou um copo de água, outro de cerveja e dois vermes. Colocou um verme na água e outro na cerveja, e todos comprovaram que o da água ficou nadando tranquilamente, enquanto o da cerveja ficou imobilizado no fundo do copo.
- O que nós aprendemos depois de fazer esta experiência?
E Joãozinho: -  Aprendemos que bebendo cerveja ficaremos livres dos vermes!

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...