Notícias

09/08/2021 18:15


ACISB SEDIA A 2ª EDIÇÃO DO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DAS MISSÕES E FRONTEIRA OESTE

       Ocorreu neste sábado, dia 07 de agosto de 2021, na Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviço e Agropecuária a 2ª Edição do Fórum de Desenvolvimento da Região das Missões e Fronteira Oeste. Assim como na primeira edição, a ACISB foi a realizadora do evento que teve como objetivo de integrar as ACI’s de ambas as localidades para o desenvolvimento de pautas que beneficiam ambas as regiões. Nesta edição, a temática do fórum foi o turismo na região das Missões e Fronteira Oeste.
      Estiveram presentes na Sede da ACISB, representantes das ACI’s, Secretários(as) Municipais de Turismo e demais convidados dos seguintes municípios: São Borja, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Uruguaiana, Itaqui, Entre-Ijuís, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e Cerro Largo. Também estiveram presentes no evento Caroline Aquino, representante do Senador Luiz Carlos Heinze, Prefeito em Exercício de São Borja, Roque Feltrin, o Vereador Roni Martins, representante do Presidente da Câmara de Vereadores de São Borja,  Secretária de Turismo de São Borja, Vania Cardozo , Wolmi Oliveira, Vice-Presidente do Sindilojas, Mirian Silveira e Flávia Gross, Analistas de Projetos Pleno do SEBRAE e o Sr. Alcione Gossler.
    Após abertura do fórum, a Secretária de Turismo de São Borja, Vania Cardozo apresentou os pontos turísticos da cidade e os projetos em andamento, como a Avenida Beira Rio a ser construída. A seguir, as Analistas de Projetos Pleno do SEBRAE, Mirian Silveira e Flávia Gross, fizeram uma apresentação sobre as potencialidades turísticas da região, onde foi relatada a importância em se desenvolver as potencialidades das regiões e de seus municípios.
    Após a palestra, o Sr. Alcione Luis Gossler, Presidente da AMICAN – Associação Amigos do Circuito das Cascatas e Montanhas do Município de Rolante, apresentou o case Circuito Cascatas e Montanha, importante inciativa que ajudou a alavancar o Turismo na região que compreende os municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula, que apresenta os principais pontos turísticos do município como: o Caminho das Pipas, Circuito Cascatas e Montanhas de Encantos Culturais e Naturais do Vale do Paranhana.
     Após, iniciou-se a apresentação e o debate das principais pautas do desenvolvimento do turismo dos municípios participantes. Cada representante do turismo do seu município apresentou os principais pontos turísticos e eventos relacionados a sua cidade e expuseram as suas demandas relacionadas ao tema do fórum.
     O município de Santo Ângelo, representado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Joao Baptista trouxe as demandas sobre a concretização da BR 392 de Sato Ângelo até Santa Maria; a demanda para a expansão do Aeroporto Regional da cidade; e a comemoração dos 150 anos do município que será celebrada, no ano de 2023 com diversos eventos turísticos locais. Após, Luiza Panegalli, representante da Secretaria de Turismo de São Luiz Gonzaga, trouxe para o fórum a pauta sobre o fortalecimento das centrais de projetos, com Turismólogo, Museólogo, Arqueólogo para atender a região; a estruturação de Leis de Tombamento/Patrimônio; o alinhamento e integração de rotas turísticas da região; a construção de um plano de marketing turístico entre as ACI’s da região; a criação de uma agencia de turismo na cidade; o fortalecimento do projeto Pró-Missões; a qualificação do pessoal envolvido no desenvolvimento do turismo locais; os alinhamentos dos municípios nos eventos turísticos da região; o desenvolvimento do Turismo Rural; e a elevação da categorização no mapa do turismo brasileiro do município de São Luiz Gonzaga e região.
            Já o município de Cerro Largo, representado pelo Presidente da ACI, Henrique Lunkes, apresentou as demandas relacionadas ao seu município com ações voltadas para o marketing, sendo uma delas a criação de um selo regional do turismo que ateste a qualidade de profissionais e municípios capacitados para receber os turistas da melhor forma. Também apresentou a ideia da criação de uma hashtag, para aumentar a divulgação de pontos turísticos de cada cidade, fazendo com que haja um aumento na entrega desse conteúdo que pode contar com a ajuda de influenciadores digitais de cada região e o desenvolvimento de roteiros turísticos para a região. O município de Uruguaiana teve suas demandas apresentadas Fabio Machado, Presidente do Conselho Municipal de Turismo, onde sugeriu que todos os municípios possam ter uma agencia de turismo local; melhorias nas rodoviárias da região; reforçou a qualificação das pessoas envolvidas no processo de turismo da região e do turismo rural; e a apresentou o Workshop de capacitação “Bem Receber Uruguaiana”, que tem como objetivo a capacitação dos empresários da cidade sobre como receber e apresentar a cidade e seus pontos turísticos para os visitantes.
     Cristian Vaz, representante do Conselho Municipal de Turismo de Itaqui, apresentou as demandas sobre o desenvolvimento e inovação do potencial turístico da região; abordou sobre o resgate histórico dos pontos turísticos; sobre a divulgação do potencial turístico local; e sobre o desenvolvimento esportivos na região. A cidade de Santo Antônio das Missões, trouxe em pauta o desenvolvimento e a integração entre os municípios na área do turismo. Por fim, Milton Cunha da ACISA de São Nicolau, trouxe a demanda sobre o asfaltamento da BR 472 e os municípios de São Miguel das Missões e Entre-Ijuís, não apresentaram nenhuma sugestão de demandas.
     Ao encaminhar o encerramento do evento, foi definida a data e o local da 3ª Edição do Fórum de Desenvolvimento da Região das Missões e Fronteira Oeste, que será realizado novamente na cidade de São Borja, na data de 11 de setembro de 2021, das 09h às 13h, onde serão entregues as autoridades as demandas e reivindicações levantadas no fórum.

2º FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES MISSÕES-FRONTEIRA OESTE – TURISMO
Local: Sede ACISB – Rua Deputado Olinto Arami Silva, 1061 – Centro
Data: 07 de agosto de 2021, das 11h às 18h.
Tema do Fórum: Turismo

Canal de Comunicação ACISB

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...