Notícias

11/08/2021 08:27


Otávio Reichert - INTEGRANDO - 11/08/2021

         Tradições do Gaúcho - Conquistando o mundo - Árabes a americanos também estão aderindo às vestes gaúchas. Quem nos conta é Vânia Vargas (Confecções Darvami), conforme publicado em ZH de 9 Ago. 2021.

Recentemente, a empresa exportou novecentas indumentárias completas (masculina e feminina), sendo 400 aos EUA e 500 para os Emirados Árabes. Conforme Vânia, as peças serão utilizadas como uniforme em redes de churrascaria. Os árabes solicitaram que as vestes femininas ficassem menos justas, pois naquele país a rígida cultura impede roupas mais apertadas ou que exponham partes do corpo. 

          Churrasco - O sucesso desta iguaria culinária e seus diferentes modos de preparo, aliado ao jeito de ser do gaúcho, contribui também para o turismo no RS, pois incentiva os estrangeiros a conhecerem estas tradições na sua originalidade. Embora presente nos países vizinhos, o autêntico churrasco tem como pátria o solo gaúcho.
         
Palestras (Parte 1) - Uma das minhas palestras se intitula “O Gaúcho – das Origens”, abordando as vestes primitivas da indumentária gaúcha, e sua evolução, mostrando também as variações regionais no RS e países vizinhos (Foto do Museu Crioulo - Uruguaiana).
        
Mozo (Moço) Perdido e a China - Assim chamado o mameluco – nem branco nem índio - que tornou-se um gaudério, vagueando a esmo. Rejeitado nas tribos pela tez diferenciada, teve que “tapar as vergonhas” para achegar-se nas poucas fazendas do pampa. Suas vestes se resumiam a um ponche, feito com o couro da ema ao avesso, ou partes de couro animal. Surge então uma espécie de saia: o chiripá primitivo. Já a china, no vocabulário ancestral, era a filha da mulher índia com o homem branco. Vestia-se qual o mozo, campereando trabalho de forma nômade. Respeitosamente é, atualmente, a prenda, a esposa do gaúcho.
     
Chiripá - Pano retangular de tamanho maior, por vezes franjado para decoração. É considerado veste masculina, embora também usado por mulheres (Anita Garibaldi). Afirmam que o herói Sepé Tiaraju vestia chiripá avermelhado (tecido pintado com urucum - coloral culinário). 

     Bombacha - Deduz-se ser palavra espanhola. Das calças largas, originárias das arábias, chineses e outros povos, o sulino fez uso dela, estreitando-a na extremidade com tira de couro ou presilha para facilitar seu uso nas lides campeiras. E assim “bombachada” tornou-se identidade, apresilhada com botões no tornozelo. Há dois estilos de bombacha: a campeira, estilo uruguaia (mais estreita), e a social, com favos laterais, os quais foram acrescidos para embelezar esta veste.

    Ceroula - Diz que o autêntico gaúcho não usa cueca. Palavra de origem árabe ou indiana “que cobre as coxas”. Confeccionada com tecido do algodão, o mais das vezes reaproveitando bolsas de açúcar ou farinha de trigo que vinham do nordeste ou da Europa. Em apresentações artísticas, peões vestem ceroula sob o chiripá. Argentinos e uruguaios batizaram-na de “calzoncillos”.
     
Pala e Poncho - Palavra indígena. Peça de vestuário retangular, raramente arredondada, comumente dotada de franjas e sem gola, com fenda central por onde passa a cabeça, sendo poiada pelos ombros. Mais usual na fronteira pampiana, para se proteger do vento minuano. Dela o gaúcho fazia uso em lutas de arma branca, enrolando-o no braço e fazendo-o de escudo.

Já o Poncho é geralmente confeccionado com lã de ovelha, mais grosso e impermeável à chuva. O poncho Baeta é o mais conhecido, de origem uruguaia, geralmente nas cor interna vermelha e preta por fora. Assim como a boina, também o poncho gaúcho foi adotado pelo Exército Brasileiro por sua praticidade.
 
Semana Farroupilha 2021– Se Deus quiser teremos atividades tradicionalistas no mês de setembro. Preparem sua indumentária e troquem as ferraduras dos cavalos. Ala pucha, tchê!

 

HumorPor que tu ficas mexendo na bomba de chimarrão? - Para evitar a água parada, tchê!

D:Fotos2015Viagem BUENOS AIRESCameraP_20150728_103424.jpg

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...