Notícias

25/08/2021 10:55


FENAMILHO debate projeto para investimentos no Parque de exposições

Jacques e Voese entregaram projeto ao ministro do Turismo, Gilson Neto e ao deputado Ubiratan Sanderson, pleiteando mais de R$ 9,7 milhões para a infraestrutura da área
A recente agenda de visita do ministro do Turismo Gilson Neto a Santo Ângelo e à região noroeste, esteve acompanhada por aliados da base do governo Bolsonaro no Congresso Nacional e foi uma oportunidade para a apresentação de reivindicações dos prefeitos e de lideranças dos segmentos representativos regionais.
Depois de participarem de cerimônia de lançamento do pórtico em homenagem ao Sesquicentenário com o ministro em Santo Ângelo, o prefeito Jacques Barbosa e o presidente da 20ª edição da FENAMILHO Internacional, Luís Alberto Voese, também estiverem no encontro em São Miguel das Missões e apresentaram um anteprojeto a Gilson Neto, ao deputado federal Ubiratan Sanderson e ao senador Luiz Carlos Heinze, solicitando recursos na ordem de R$ 9,730 milhões para investimentos na infraestrutura do Parque de Exposições Siegfried Ritter, já para a feira de 2023.
Segundo explicou Voese, o anteprojeto contempla a ampliação da rede elétrica e a iluminação pública do parque; o asfaltamento e ampliação da área de estacionamento; a modernização do auditório; construção da rua coberta no espaço cultural multiuso; construção de torre/ monumento; cercamento eletrônico com investimento no sistema de videomonitoramento; um novo e amplo espaço para a gastronomia do milho e da cultura missioneira; modernização do auditório de shows e ampliação da área de lazer para os visitantes com ajardinamento.
DEBATES
Em reunião da Comissão Central da 20ª FENAMILHO Internacional, no final da tarde desta terça-feira, 25, o Governo Municipal e as entidades que integram a organização iniciaram os debates para consolidar o Projeto de Requalificação do Parque de Exposições Siegfried Ritter e efetivar os recursos na Capital Federal. Voese está otimista: “Temos a boa vontade política do deputado Sanderson e do Governo Federal para efetivar a requalificação para 20ª FENAMILHO, em 2023, ano do sesquicentenário de Santo Ângelo”, ressaltou.
O presidente da feira também solicitou aos representantes das entidades a articulação e o envolvimento político junto aos seus parlamentares para buscar a liberação dos recursos.
O prefeito Jacques Barbosa e as lideranças devem agendar viagem a Brasília nas próximas semanas, a fim de articular com Sanderson e com a União, a abertura cadastramento no Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV) para que seja providenciado a elaboração final do projeto.
MUDANÇAS
O anteprojeto foi bastante elogiado pelas entidades organizadoras, que concluíram que investimentos são urgentes e necessários para a modernização do parque de exposições. Inclusive, com base no anteprojeto, foram sugeridas diversas alterações na área interna.
O prefeito Jacques defendeu a ampliação da área de demonstração do milho, alterando o local do estacionamento, com a instalação de um sistema de irrigação no local. “Precisamos valorizar ainda mais a cultura do milho para atração de investimentos na área, vislumbrando a instalação de grandes indústrias do setor em Santo Ângelo, gerando emprego e renda”, pontuou.
O presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz, anunciou que a entidade está trabalhando em um projeto para a reestruturação da sua área no parque. Também sugeriu a mudança de local dos pavilhões dos pequenos animais e do gado de corte, instalando na área a praça de alimentação, na área central do parque. “O pavilhão não comporta o bem estar dos animais. Tem baixa estrutura, com muito calor e com forte odor de urina dos animais. Precisamos buscar alternativas em conjunto”, disse.
ALTERAÇÃO DE DATA
Outra questão que terá o debate ampliado é sobre uma possível alteração da data da 20ª FENAMILHO Internacional, inicialmente agendada o período entre 29 de abril e 8 de maio de 2023. Ela pode ser antecipada em uma semana. De acordo com Voese, a alteração será avaliada para não coincidir com a feira de Três de Maio.
O presidente explicou que esteve em Santa Rosa conhecendo o Sistema Integra da FENASOJA, um projeto de integração regional com um levantamento de todas as feiras do noroeste gaúcho, e que tem como objetivo evitar sobreposições de datas e eventos em um mesmo período.
Voese sugeriu a realização da 20ª FENAMILHO entre os dias 21 e 30 de abril de 2023. A opção da Comissão Central pela alteração de data deve ser anunciada a qualquer momento.
PRESENÇAS
Também participaram da reunião os secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); João Terra do Amaral, diretor do Parque de Exposições Siegfried Ritter; Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; José Nilton Oliveira; o contador Milton Bonini; a produtora cultural Odyla Motta e a secretária executiva da feira, Eliete Carvalho.

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...