Notícias

07/06/2021 10:00


Tatarande Comunicação Entre as Reduções

Tatarandê em Guarani, (tata = Fogo + randê = Luz) sistema de comunicação através da luz do fogo utilizado entre as reduções.
Quando da emancipação da cidade de São Miguel das Missões e o inicio dos calçamentos, foram encontrado os resquícios e compreendido como funcionava a comunicação entre as comunidades missioneiras durante o segundo período conhecido como os Sete Povos.
Foram encontrados os restos dos “TATARANDÊ”, altares, globos e vasilhames esse conjunto de materiais era chamado de Artoches.
Nós chamamos Tochas, mas nos escritos jesuítas esta como Artoches. Num total de dez (10) onde era colocada gordura animal, ao ser queimado produzia uma chama para servir de lanterna e comunicação entre as comunidades das reduções.
Este meio de comunicação é dos ancestrais dos Guaranis, (Inca, Maya e Asteca) adaptado pelos jesuítas. Conforme a mensagem era a quantidade de Artoches acendidos.
Exemplos:
1 Artoche, sinal de positivo. 
2 Artoches, sinal de negativo.
3 Artoches, problema de saúde, enviar pagé ou curador o mais experiente em medicina para auxiliar.
4 Artoches, enviar emissário ou representante da Redução.
5 Artoches, alerta, perigo, investida de bandeirantes ou inimigos.
7 Artoches, evento religioso, festa do padroeiro, batizado ou pratica de beatificação. 
9 Artoches, arrebanhar os animais, preparar materiais, artesanatos e colheita, carregar as carroças parte caravana.
10 Artoches a Redução esta chamando as outras para alguma festa na comunidade.Tatarandê em Guarani, (tata = Fogo + randê = Luz) sistema de comunicação através da luz do fogo utilizado entre as reduções.
Quando da emancipação da cidade de São Miguel das Missões e o inicio dos calçamentos, foram encontrado os resquícios e compreendido como funcionava a comunicação entre as comunidades missioneiras durante o segundo período conhecido como os Sete Povos.
Deve-se salientar que ao mesmo tempo em que se comunicava através da luz dos Artoches, o fogo e a água eram considerados elementos naturais de muito respeito pelos índios, não havia entre eles o desperdício nem brincadeiras com as chamas.
No Manancial Missioneiro, em São Miguel das Missões, encontra-se um altar completo com um Artoche, onde podemos conhecer mais detalhado este meio de comunicação o Tatarandê. 
As informações e materias no Manancial Missioneiro estão sobre a administração de Valter Braga, de origem Guarani, pesquisador e historiados auto-didata.
Vídeo: Tatarandê, Recepção no Ponto de Memoria Missioneira
Site: Ponto de Memória Missioneira
Vídeo: Ponto de Memória Missioneira
Imagem: Ponto de Memória Missioneira
Site: Roteiro por São Miguel das Missões. 
Site: Arcanjo São Miguel
Ruínas de São Miguel Arcanjo. 
Site: Espetáculo de Som e Luz
Vídeo: Igrejinha de São Miguel Arcanjo;

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...