Notícias

03/05/2017 17:07


Prefeitos da AMM participam de assembleia na Fenamilho

Santo Ângelo foi sede na manhã desta sexta-feira (5) da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), reunindo prefeitos e autoridades de 26 municípios que formam a Associação na Fenamilho Internacional – 18ª edição.  Conforme o presidente da Feira e vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse, “além de ser uma feira multissetorial, que promove negócios, cultura, entretenimento e gastronomia, a Fenamilho também se apresenta como um instrumento na busca de soluções para os problemas de nossos municípios”. Entre as dificuldades, Hesse apontou a luta dos gestores municipais pela reforma no valor repassado aos municípios através do Pacto Federativo, que estabelece a divisão dos impostos arrecadados no país entre municípios (15%), Estado (25%) e União (60%). “Temos a maior responsabilidade sobre os munícipes e recebemos o menor recurso. Precisamos de mais para poder atender a nossa população”, ressaltou. 
Em 2017, a AMM completa 50 anos de atuação, e seu papel em promover o desenvolvimento regional foi destacado pelo deputado estadual Eduardo Loureiro. No final deste mês, a entidade será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado, recebendo a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção destinada a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. Mencionando a atuação da AMM, o prefeito anfitrião do encontro, Jacques Barbosa, destacou que o “desenvolvimento de Santo Ângelo depende do desenvolvimento da região”, salientando ainda a conquista do Aeroporto Regional de Santo Ângelo e a importância de uma luta integrada e engajada da região para a melhoria de infraestrutura do local. 
Pautas
Entre os principais assuntos da pauta do encontro mensal, esteve a composição da Comissão Mista Binacional Pró-Ponte Porto Xavier (Brasil) - San Javier (Argentina), integrada por representantes dos dois países, com o objetivo de trabalhar ações conjuntas em defesa da construção da ponte internacional na região das Missões/Porto Xavier e em San Javier.
Segurança nos 26 municípios missioneiros, cinquentenário da AMM, cirurgias no Hospital Santo Ângelo, projeto Missões pela Vida, Marcha dos Prefeitos a Brasília, demandas do turismo, entre outros assuntos foram debatidos na reunião, coordenada pelo presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori. Também estiveram presentes no evento o presidente da Fiergs, Heitor Müller e o secretário adjunto da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, André Kryszczun. 

EM DESTAQUE

CONHEÇA SUA ALDEIA NAS ESTÂNCIAS DE BOSSOROCA

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...