Notícias

30/03/2015 10:57


Turismo missioneiro teve representação na reunião do CONETUR

Proximidade dos municípios com a Secretaria Estadual de Turismo permearam o encontro

A equipe da nova diretoria do Detur/Funmissões, agora presidida pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, vai continuar atuando para concretizar os projetos turísticos missioneiros iniciados na gestão anterior do Departamento. Seguirá entre as prioridades a viabilização de recursos e suporte técnico junto à Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer (Setur/RS).

Para se inteirar das ações que serão desenvolvidas pela Setur, a região das Missões esteve representada na reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), a primeira do atual dirigente da Secretaria, Juvir Costella, quando foram empossados os novos conselheiros.

Roteiros turísticos

Na avaliação do diretor do Detur/Funmissões, Junaro Rambo Figueiredo, que participou do encontro, as expectativas são muito positivas, pois o secretário chamou os municípios para trabalharem lado a lado com a Secretaria. "Essa proximidade é necessária para que possamos avançar nas nossas propostas de fomento ao setor, que envolvem os 26 municípios da Associação dos Municípios das Missões (AMM)", afirmou.

O diretor do Detur relatou ainda que, conforme anunciado por Costella, a Setur terá uma visão imparcial dos roteiros turísticos do RS. "O turismo de todas as regiões gaúchas serão valorizados com a mesma proporção e ocuparão o mesmo espaço no cenário nacional do turismo, sem maior destaque à Serra Gaúcha, como ocorre atualmente", explicou Junaro, que é prefeito de São Luiz Gonzaga. Segundo ele, ainda na primeira quinzena de abril deverá ser marcada uma reunião do Detur, quando serão abordadas a execução das demandas locais e regionais.

Sobre o Conetur

O Conselho Estadual de Turismo - Conetur, é um órgão de caráter consultivo, propositivo e de assessoramento à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Entre os seus objetivos estão estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir com a política pública de turismo no Estado. Formado por 63 membros, o presidente do Conselho é o titular da pasta, o secretário Juvir Costella.

Divulgação da região

Conselheiro titular da região das Missões junto à Setur, o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Mattos, que também esteve presente, enfatizou a importância da divulgação dos atrativos missioneiros. "A participação da nossa região nas reuniões do Conetur e outros eventos de promoção ao setor, é fundamental para que as potencialidades turísticas de todos os municípios das Missões, tenham o merecido reconhecimento", evidenciou.

Marcos Mattos reiterou ainda que, para se obter êxito na busca por recursos aos projetos missioneiros nos órgãos federais, especialmente no Ministério de Turismo (MTur), é essencial o apoio da Secretaria Estadual de Turismo para que a região das missões esteja inserida.

Presença missioneira

Vale ressaltar que além do diretor do Detur, Junaro Figueiredo e do conselheiro Marcos Mattos, outros missioneiros participaram da reunião do Conetur na Capital. Entre eles Carlos Augusto Silveira (Presidente da Associação Amigos das Missões); Mário Nascimento (Coordenador técnico da Famurs); Cassiá Carpes (Presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS -Fundergs); André Kryszczun (Representante da Secretaria Estadual de Cultura, no Conetur), e os secretários municipais de Turismo de Cerro Largo, Vanderlei de Castro e de São Borja, Silvana Frederich. A próxima agenda do Conetur com as regiões gaúchas está prevista para o final de abril.

Fonte: Rádio Missioneira

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Propoforce 240 ML

PROPOFORCE contém as principais vitaminas e extratos que auxiliam na proteção de nosso organismo.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...