Notícias

30/03/2015 10:57


Turismo missioneiro teve representação na reunião do CONETUR

Proximidade dos municípios com a Secretaria Estadual de Turismo permearam o encontro

A equipe da nova diretoria do Detur/Funmissões, agora presidida pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, vai continuar atuando para concretizar os projetos turísticos missioneiros iniciados na gestão anterior do Departamento. Seguirá entre as prioridades a viabilização de recursos e suporte técnico junto à Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer (Setur/RS).

Para se inteirar das ações que serão desenvolvidas pela Setur, a região das Missões esteve representada na reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), a primeira do atual dirigente da Secretaria, Juvir Costella, quando foram empossados os novos conselheiros.

Roteiros turísticos

Na avaliação do diretor do Detur/Funmissões, Junaro Rambo Figueiredo, que participou do encontro, as expectativas são muito positivas, pois o secretário chamou os municípios para trabalharem lado a lado com a Secretaria. "Essa proximidade é necessária para que possamos avançar nas nossas propostas de fomento ao setor, que envolvem os 26 municípios da Associação dos Municípios das Missões (AMM)", afirmou.

O diretor do Detur relatou ainda que, conforme anunciado por Costella, a Setur terá uma visão imparcial dos roteiros turísticos do RS. "O turismo de todas as regiões gaúchas serão valorizados com a mesma proporção e ocuparão o mesmo espaço no cenário nacional do turismo, sem maior destaque à Serra Gaúcha, como ocorre atualmente", explicou Junaro, que é prefeito de São Luiz Gonzaga. Segundo ele, ainda na primeira quinzena de abril deverá ser marcada uma reunião do Detur, quando serão abordadas a execução das demandas locais e regionais.

Sobre o Conetur

O Conselho Estadual de Turismo - Conetur, é um órgão de caráter consultivo, propositivo e de assessoramento à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Entre os seus objetivos estão estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir com a política pública de turismo no Estado. Formado por 63 membros, o presidente do Conselho é o titular da pasta, o secretário Juvir Costella.

Divulgação da região

Conselheiro titular da região das Missões junto à Setur, o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Mattos, que também esteve presente, enfatizou a importância da divulgação dos atrativos missioneiros. "A participação da nossa região nas reuniões do Conetur e outros eventos de promoção ao setor, é fundamental para que as potencialidades turísticas de todos os municípios das Missões, tenham o merecido reconhecimento", evidenciou.

Marcos Mattos reiterou ainda que, para se obter êxito na busca por recursos aos projetos missioneiros nos órgãos federais, especialmente no Ministério de Turismo (MTur), é essencial o apoio da Secretaria Estadual de Turismo para que a região das missões esteja inserida.

Presença missioneira

Vale ressaltar que além do diretor do Detur, Junaro Figueiredo e do conselheiro Marcos Mattos, outros missioneiros participaram da reunião do Conetur na Capital. Entre eles Carlos Augusto Silveira (Presidente da Associação Amigos das Missões); Mário Nascimento (Coordenador técnico da Famurs); Cassiá Carpes (Presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS -Fundergs); André Kryszczun (Representante da Secretaria Estadual de Cultura, no Conetur), e os secretários municipais de Turismo de Cerro Largo, Vanderlei de Castro e de São Borja, Silvana Frederich. A próxima agenda do Conetur com as regiões gaúchas está prevista para o final de abril.

Fonte: Rádio Missioneira

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...